13 de outubro – Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres

13 de outubro – Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres - OPINIÃO - * Por Marta Almeida Gil

OPINIÃO

  • * Por Marta Almeida Gil

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres foi criado em 1989, pela Assembleia das Nações Unidas visando mobilizar a sociedade para participar da adoção de medidas de prevenção, ao invés de reagir depois do acontecido.

Os desastres climáticos estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos e são sentidos mais intensamente por grupos vulnerabilizados: Pessoas com Deficiência, quilombolas, indígenas, populações ribeirinhas, negros, comunidades tradicionais, gerando pobreza e interferindo sobre o desenvolvimento socioeconômico dos países.

Há uma forte relação entre eventos meteorológicos extremos, ações humanas (desmatamentos, incêndios, uso inadequado de recursos hídricos) e seu impacto sobre grupos vulnerabilizados.

A Organização Panamericana de Saúde afirma que as Pessoas com Deficiência têm de 2 a 4 vezes mais chances de morrer em desastres e emergências do que pessoas sem essa condição.

O projeto “Resgate Inclusivo: Pessoas com Deficiência e Eventos Climáticos Extremos” visa contribuir para responder a essa situação, atuando em três eixos e contando com a participação de Pessoas com Deficiência em todas as etapas:

  • Produção de informações acessíveis e divulgação em canais próprios, de parceiros e aliados;
  • Desenvolvimento, aplicação, monitoramento e avaliação de metodologia de ação, atuando em rede com o setor público, setor privado, organizações de assistência humanitária, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros civil e militar, Brigadistas, Conselhos de Direitos de Pessoas com Deficiência, Organizações da sociedade civil e pessoas voluntárias;
  • Capacitar pessoas multiplicadoras para replicar a metodologia.

Conhecer para prevenir, mitigar e recuperar

Que ninguém fique para trás!

Nada sobre nós sem nós!

@resgateinclusivo

https://www.linkedin.com/company/resgate-inclusivo/posts/?feedView=all

(*) Marta Almeida Gil, socióloga, coordenadora do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas e idealizadora do projeto “Resgate Inclusivo: Pessoas com Deficiência e Eventos Climáticos Extremos”.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore