20 de outubro: Dia Nacional da Filantropia celebra o Voluntariado em evento na capital paulista

No dia 20 de outubro, das 10h às 12h, o Auditório MackGraphe da Universidade Mackenzie, localizado na Rua da Consolação, 930, em São Paulo, será palco de um evento especial em comemoração ao Dia Nacional da Filantropia. A data, estabelecida pela Lei nº 13.925/2019, tem como objetivo dar visibilidade ao setor filantrópico e à prática da filantropia no Brasil, que envolve mais de 16 milhões de voluntários e contribui para o desenvolvimento social e a redução das desigualdades no país.

O evento será uma oportunidade para celebrar o verdadeiro significado da filantropia – um profundo amor à humanidade – e incentivar a sua prática constante tanto por parte das organizações quanto dos cidadãos. Além disso, o evento marcará o lançamento do projeto “Filantropia na Cidade”, uma iniciativa liderada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), em colaboração com a Prefeitura Municipal de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). O projeto visa estimular a participação ativa de cidadãos em ações de responsabilidade social e voluntariado que beneficiem as comunidades locais, e acontecerá em outubro de 2024.

A celebração deste dia proporcionará uma plataforma para a troca de ideias, experiências e estratégias sobre como fortalecer a cultura solidária e a colaboração em nossa sociedade. “O evento é uma oportunidade valiosa para reconhecer o trabalho das organizações filantrópicas e dos voluntários que fazem a diferença na vida de milhões de pessoas no Brasil. Também é uma ocasião para convidar todos os cidadãos a se engajarem em causas sociais e a contribuírem para a construção de um mundo melhor”, disse Custódio Pereira, presidente do FONIF.

No Brasil, o setor filantrópico é composto por hospitais, ambulatórios, escolas, universidades, centros de acolhimento, lares de idosos, associações de defesa de direitos sociais, entre outras atividades. A lista é longa, mas o que todas as instituições têm em comum é o compromisso em prestar serviços para a população que mais precisa. De acordo com a pesquisa “A Contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil”, em 2020, coube às 27.384 instituições filantrópicas detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) a tarefa de realizar 230 milhões de procedimentos hospitalares; conceder quase 800 mil bolsas de estudo na Educação Básica e no Ensino Superior e disponibilizar mais de 625 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

*PROGRAMAÇÃO*

9h20 às 10h: Welcome Coffee

10h – Boas-Vindas

10h20 – Lançamento do projeto “Filantropia na Cidade” 

10h35 – Engajamento e mobilização: o poder transformador do trabalho voluntário 

Daniel Morais
Fundador da plataforma Atados,que conecta pessoas interessadas em ser voluntárias com demandas de ONGs e possui uma rede de 3000 ONGs e 200 mil voluntários. Premiado com o Prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation e da Rede Folha (2014), Visão de Sucesso da Endeavor (2013), Romney Awards (2016), Prêmio UBS Visionaris (2019), Points of Light Awards Covid-19 Solutions (2020) e incubado pela Fundação Fenômenos (2013)

11h10 – Como engajar os colaboradores em trabalhos voluntários? 

Joer Batista
Gerente de Responsabilidade e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie 

11h30 – Bate-papo palestrantes

Mediação de Carmem Murara, Diretora de Comunicação do FONIF e Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista

12h – Encerramento

SERVIÇO

Dia Nacional da Filantropia

20 de outubro de 2023, a partir das 9h

Auditório MackGraphe – Mackenzie

Rua da Consolação, 930, São Paulo

Entrada gratuita, com vagas limitadas. 

Inscrições: https://filantropia.fonif.org.br/dia-nacional-da-filantropia-2023 

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore