Única entidade do gênero no mundo – que reúne Policiais vítimas da violência, projeta RUMO aos 30 ANOS e 30 MIL Associados.
Há 29 anos, a APMDFESP – Associação dos Policiais Militares com Deficiência do Estado de São Paulo desempenha o nobre papel de amparar os Policiais Militar do serviço ativo, Veteranos, Pensionistas – e seus dependentes para que tenham uma nova qualidade de vida e integração social. O apoio abrange desde o processo de recuperação até o de reabilitação – física e mental.
Beneficente, de caráter filantrópico e assistencial, a entidade foi fundada em 29 de janeiro de 1993 e é mantida por seus Policiais Militares da ativa, Veteranos e pensionistas. Somente quem faz parte do Quadro Associativo pode contar com os benefícios oferecidos pela APMDFESP.
A Associação oferece assistência de profissionais da área jurídica e de uma equipe multidisciplinar com médico fisiatra, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, hidroterapia, equoterapia, acupuntura, nutricionista e neuropsicopedagoga. Os Associados contam com atendimentos na sede central, na zona norte da Capital, nas zonas leste, oeste e sul. Também estão disponíveis ao Quadro Associado Representações em Campinas, Mogi das Cruzes e Santos. Além disso, Escritórios Jurídicos estão espalhados por 11 das principais cidades do estado para atender o Associado.
O presidente da Entidade, Antonio Figueiredo, ressalta que a APMDFESP é lugar de reabilitação e os Associados são acolhidos nos momentos em que mais precisam. “Oferecemos a assistência necessária para que todos se recuperem ou ao menos tenham mais qualidade de vida, e fazemos tudo com muito cuidado e amor. Comemorar mais um ano da nossa Associação é motivo de alegria para todos nós. Agradecemos aos que reconhecem nosso trabalho sério e que nos ajudam a chegar cada vez mais longe”, afirma.
Cerca de 7 mil policiais militares do Estado têm alguma deficiência e eles só podem contar com o apoio da APMDFESP, que é a única Associação voltada a este atendimento no mundo. Periodicamente a diretoria visita os Associados acamados ou que têm dificuldade de locomoção, como forma de demonstrar respeito e consideração por aqueles que deram suas vidas no cumprimento de seu dever e na defesa da sociedade. Além de SP, a entidade assiste Associados no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e principalmente Rio de Janeiro.
“A entidade não conseguiria, por si só, ampliar as assistências no mesmo momento em que o mundo iniciava um processo diferente. Unidos e focados no objetivo de CUIDAR BEM DA FAMÍLIA POLICIAL MILITAR fomos superando os obstáculos, criando mecanismos e meios de chegar mais rápido e constante na casa do nosso Associado. É claro que gostaríamos de ter oferecido muito mais do que tivemos a chance de oferecer, mas temos a convicção que fomos uma exceção, diante de um quadro muito delicado enfrentado por muitos. Passamos a projetar o rumo aos 30 anos – e por que não a busca dos 30 mil Associados”, comenta o presidente da entidade.
JURÍDICO ATUANTE – Os profissionais do Departamento Jurídico da APMDFESP têm obtido junto ao judiciário paulista a garantia de direitos e qualidade de vida para os Associados e seus dependentes. Muitas vezes são ajuizadas ações no sentido de garantir medicamentos, equipamentos e suprimentos para idosos, crianças e pessoas com deficiência que são negados pelos governos federal, estadual ou municipal.
INCENTIVO AO ESPORTE – A APMDFESP conta ainda com uma equipe de mesatenistas que participa de campeonatos, conseguindo excelentes resultados. “A Associação tem muito orgulho de seus atletas e vai continuar incentivando a prática do esporte que, além de auxiliar na reabilitação física, ajuda na recuperação da autoestima e reintegração social”, afirma Renato Saletti, secretário geral da APMDFESP. Os Associados ainda podem realizar curso de mergulho autônomo. Inúmeras empresas oferecem descontos e atendimento diferente ao Quadro Associativo.
Além da Sede na Zona Norte, a APMDFESP conta ainda com representações nas Zonas Sul, Leste e Oeste, Mogi das Cruzes, Santos e Campinas para melhor atender as demandas e necessidades dos associados.
Mercado de Trabalho PcD – Um dos projetos da entidade é a recolocação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Nossos companheiros, mesmo que impedidos de continuar a profissão na PMESP, estão aptos a fazer parte de grandes empresas, pois possuem um conhecimento que poucos conseguem ter. Esse é um dos nossos projetos. Fazer com que o Policial com Deficiência reconquiste sua auto estima, inclusive no mercado de trabalho”, conclui Figueiredo.
Caso queira conhecer o trabalho da Associação, visite o site (www.apmdfesp.com.br / www.apmdfesp.org.br) e acesse as redes sociais: Facebook (@apmdfespcentral), Instagram (@apmdfesp), Twitter (@apmdfesp1) e Youtube (APMDFESP).