O conteúdo do curso é planejado e as estratégias pedagógicas nele utilizadas são fruto da atuação da Profa. Ms. Meire Cavalcante, nos últimos 13 anos, na condição de pesquisadora, formadora e consultora de escolas e redes de ensino (públicas e privadas) na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, primordialmente do Atendimento Educacional Especializado – AEE.
De acordo com os organizadores, o curso visa contribuir para que os professores do AEE aprofundem seus conhecimentos sobre esta área de atuação, ampliem suas estratégias de trabalho e aprimorem a elaboração do Plano de AEE, bem como sua execução, acompanhamento, avaliação e replanejamento, de maneira fundamentada e com base nos aspectos técnicos desse serviço da educação especial. Para os demais públicos, o curso busca ampliar o entendimento sobre o papel do AEE para que, com isso, esse serviço possa cada vez mais cumprir o seu papel, a partir dos marcos políticos e legais vigentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Abordar os aspectos históricos da educação especial no Brasil, considerando os processos de produção e reprodução das desigualdades e da discriminação;
- Conhecer e reconhecer a fundamentação teórica, legal, filosófica, pedagógica e técnica do Atendimento Educacional Especializado- AEE, evitando que este serviço seja confundido com reforço escolar ou atendimento de natureza clínica;
- Conhecer as estratégias para o levantamento das informações necessárias para estudos de caso dos estudantes;
- Conhecer os procedimentos para elaboração de registros pedagógicos e do Plano de Atendimento Educacional Especializado;
- Discutir a atuação do professor de AEE nas estratégias de articulação com os professores do ensino comum;
- Conduzir o trabalho para a avaliação do estudo de caso, em consonância com os objetivos do AEE, em conjunto com o trabalho da equipe escolar;
- Desenvolver estratégias para realizar estudo de caso, elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE do estudante, contemplando: a identificação das barreiras à plena participação e aprendizagem, bem como os meios para sua redução/eliminação, a definição e a organização das estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade e o cronograma do atendimento e a carga horária, individual;
- Estabelecer articulação com os professores da classe comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos estudantes nas atividades escolares;
- Mapear e descrever o papel dos diferentes profissionais da educação, bem como parceiros externos e famílias.
ESTRUTURA DO CURSO
- Aulas online ao vivo semanalmente, com duração de 4 horas
- Atividades online individuais
- Atividades online em grupo
- Atividades voltadas à produção do Projeto Final
- Projeto final
- Biblioteca com materiais de apoio
- Fórum permanente de dúvidas
- Fóruns de discussão
- Plataforma EaD Google Classroom
- Plataforma de streaming Google Meet
- Certificado
A formadora é Meire Cavalcante, é graduada em Comunicação Social (jornalismo) pela Faculdade Cásper Líbero (São Paulo/SP); mestra e doutoranda em Educação pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (Leped) da Faculdade de Educação da Unicamp (Campinas/SP); e graduanda em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (Brasília/DF). Foi repórter e editora de diversas revistas da área de educação. Atuou como consultora do Ministério da Educação – por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), na área da Educação Inclusiva – e como coordenadora geral de projetos de inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo. É pesquisadora, professora de pós-graduação, palestrante, formadora de educadores e consultora para a implementação de políticas de educação inclusiva. Coordena regionalmente o Fórum Nacional de Educação Inclusiva no Sudeste. Acesso para o CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2435398207376599
FICHA TÉCNICA
Curso: Fundamentos do Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
Natureza do curso: Formação continuada (livre oferta)
Duração: 3 meses
Carga horária: 80h
Modalidade: Online (EAD)
Público-alvo: Professores de educação especial, professores de sala de aula comum, gestores escolares, gestores públicos, equipe técnica, equipe multiprofissional, demais interessados
Início das aulas: Março de 2022
Dia da semana das aulas online ao vivo: às 4as feiras, das 18h às 22h
Mais informações e investimentos no link https://sohamcomunicacao.com.br/fundamentos-do-aee-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/