fbpx
  • ter. abr 16th, 2024

Empresas aumentam a demanda por formação de gestores em Diversidade e Inclusão em 2021

Lara Souto Santana, profissional com deficiência visual Talento Incluir | Foto Uinstock: Iza Guedes

De acordo com dados do grupo Talento Incluir, esta foi a solução mais procurada pelas empresas no ano passado.

De acordo com levantamentos do Grupo Talento Incluir, um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil, em 2021, entre os serviços oferecidos pela Talento Incluir, a “Formação de Gestores” foi o que mais cresceu: 16,94% em relação a 2020.

Na sequência, estão palestras para público geral das empresas (12,52%), Aulas para capacitação técnica e desenvolvimento comportamental de pessoas com deficiência (8,41%) entre outros.

“O aumento da demanda das empresas por formação de gestores, a fim de torná-los cada vez mais inclusivos para comandar times diversos, é um claro sinal de que os investimentos das empresas estão avançando. As empresas estão evoluindo da contratação de pessoas com deficiência para simples cumprimento de cota (ainda que esse seja o principal motivo), para uma inclusão mais produtiva, focada no desenvolvimento de carreira dos profissionais. Para gerenciar profissionais com deficiência é preciso quebrar barreiras culturais e atitudinais, os vieses inconscientes, o que é uma tarefa cheia de desafios”, destaca Carolina Ignarra, CEO e fundadora da Talento Incluir.

Com um crescimento de 65% em relação ao faturamento de 2020, a Talento Incluir também aponta que, mesmo em um ano tão desafiador para a geração de empregos, promoveu a contratação de 314 pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o que significou que todos os dias úteis do ano passado, mais de uma pessoa com deficiência conseguiu emprego por intermédio da Talento Incluir.

Do total das vagas preenchidas por pessoas com deficiência em 2021, 60% foram para cargos de entrada, com salários médios de R$1.300,00 sendo, 

50,79% para áreas operacionais e 39,68% para áreas comerciais e 9,52% em áreas administrativas das empresas contratantes.

“Esse dado aponta o quanto ainda precisamos evoluir no tema. Incluir não é apenas contratar. É preciso promover oportunidades em cargos de liderança nas empresas também para os profissionais com deficiência. Sair do cumprimento da lei para a inclusão produtiva de fato. As empresas que estão investindo nas ações ESG precisam estar atentas a essa desigualdade”, conclui Carolina Ignarra.

Retrospectiva Talento Incluir 2021:

Talento Incluir lança o UinHub — marketplace focado em produtos e serviços para pessoas com deficiência

Em 2021, a Talento Incluir – com o objetivo de conectar consumidores com deficiência, empreendedores que tenham negócios relacionados a esse

público, criar oportunidades e influenciar pessoas, a Talento Incluir, lançou o UinHub, uma plataforma digital para pessoas com deficiência. O ecossistema reúne produtos, serviços e conteúdo sobre acessibilidade, saúde, cultura, educação, empregabilidade, esporte, lazer, mobilidade, vestuário, entretenimento, direitos, redes de apoio, entre outros.

São mais de 800 itens em lojas como Cavenaghi, Mobility Brasil, Longevitech, Refresh Brazil, 50+Saúde, Abada Blumenau, AZ2 Acessórios, Letícia Lucas, Mundo da Lupa, entre outras. Além de lojas com diversos produtos que facilitam o dia a dia da pessoa com deficiência, o UinHub conta com um blog e fórum para críticas, opiniões e sugestões para manter a comunidade conectada e aperfeiçoar continuamente a plataforma.

Talento Sênior, da Talento Incluir, chega ao mercado para colaborar com a inclusão de profissionais 45+

Em 2021, a Talento Incluir deu início à Talento Sênior, para colaborar com a inclusão de mais um marcador social no mercado de trabalho: os profissionais com mais de 45 anos que ainda estão “pouco percebidos” para as empresas. A iniciativa prevê beneficiar cerca de 3 milhões de profissionais 45+ em busca de recolocação, de acordo com levantamentos da Talento Sênior.

“Nosso objetivo é atuar a favor da inclusão de profissionais dotados de conhecimento, experiência, networking, mas que são excluídos do mercado de trabalho por vieses inconscientes que atrelam a eles crenças limitantes, como o de baixa criatividade, dificuldades com tecnologia e resistência à inovação, por exemplo. São rótulos que não se confirmam com a convivência”, destaca a sócia, CDO e Principal Research da Talento Sênior, Cris Sabbag.

Documentário Five, da Mastercard

Carolina Ignarra, foi uma das cinco mulheres escolhidas em todo mundo — e única brasileira – para contar sua história de empreendedorismo no documentário, “FIVE”, comissionado pela Mastercard. A série de curtas-metragens documentais foi criada para dar visibilidade às histórias inspiradoras de empreendedoras que estão promovendo mudanças sociais e fazendo a diferença em suas comunidades, a partir de seus negócios.

A história de Carolina Ignarra, única brasileira a integrar o curta, mostrou como ela transformou sua carreira de educadora física em uma trajetória de sucesso como empreendedora no segmento de Diversidade e Inclusão, após um acidente de motocicleta que a tornou paraplégica. Em seu relato, conta como fundou a Talento Incluir com a sua sócia Juliana Ramalho, que já proporcionou emprego a mais de 8 mil brasileiros com deficiência, por meio de empregabilidade ativa, com preparação exclusiva e diferenciada.

‘Diversidade & Inclusão 360°’ para aumentar a empregabilidade das pessoas com deficiência nas empresas
 

Com o intuito de promover e aumentar a inclusão e a diversidade em todos os ângulos de forma produtiva, além da imposição da Lei de Cotas nas empresas, a Talento Incluir lançou o “Programa Diversidade e Inclusão 360°’, uma solução que atua nos quatro níveis da inclusão produtiva: conscientização e engajamento, carreira, contração e acessibilidade.


A partir de um diagnóstico personalizado, a Talento Incluir identifica o grau de inclusão em que cada empresa se encontra. Com esse raio-x, a empresa passa a seguir uma escala, que vai de 0 a 360 graus, com metas que evoluem a cada etapa e que consideram aspectos orçamentários e demandas específicas de cada negócio.

Sobre o Grupo Talento Incluir

Grupo Talento Incluir é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil. Seu objetivo é promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: a Talento Incluir Consultoria, com soluções focadas nos pilares de D&I Conscientização, Contratação, Carreira e Acessibilidade e Consultoria Estratégica de Marketing e Comunicação para pessoas com deficiência; a UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência e a Talento Sênior, que colabora com a inclusão de profissionais 45+ no mercado de trabalho.
 

Fundada em 2008, a Talento Incluir Consultoria – a primeira empresa do grupo -, já inseriu no mercado de trabalho mais de 8 mil pessoas com deficiência, buscando sempre o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira profunda e verdadeira, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras.

Para mais informações, acesse:
 

Talento Incluir
Talento Sênior
UinHub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *