Supermercados Mundial sai na frente ao possuir funcionários treinados para atender os consumidores com deficiência
A inclusão de PcDs no mercado de trabalho é uma luta constante. Oferecer oportunidades e condições de trabalho igualitárias para pessoas com deficiência é um direito com o qual a maior parte das empresas já se responsabiliza. Mas e os clientes? Pessoas com deficência muitas vezes tem suas experiências de compra dificultadas e não possuem qualquer assistência, tornando algo que deveria ser um direito, um diferencial em lojas que vendem serviços essenciais.
Por isso, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Projeto de Lei 55/19, que determina que todos os supermercados devem contar com funcionários para atender pessoas com deficiência em suas visitas. Eles serão responsáveis pela condução, indicação da localização dos produtos desejados e auxílio na locomoção e montagem do carrinho, tanto na hora das compras, como para o pagamento. As pessoas que desejarem tal auxílio deverão solicitá-lo SAC da loja.
Tradicional rede de varejo carioca, o Supermercados Mundial é referência em responsabilidade social e trabalho com PcDs, contando com um quadro inclusivo desde sua fundação, há 78 anos. Em todas as 20 lojas no Rio de Janeiro os funcionários estão à disposição para prestar auxílio a pessoas com deficiência, idosos, gestantes e clientes com mobilidade reduzida. Para se informar sobre o benefício, o PcD pode procurar qualquer gestor na frente de loja.
A coordenadora de responsabilidade social da rede, Laura Negro de la Pisa, destaca que a legislação é um importante passo na direção da igualdade.
“Temos um grande compromisso com nossos clientes: garantir um ambiente seguro e inclusivo dentro das lojas. A responsabilidade social sempre esteve em nosso DNA, e nós desenvolvíamos um trabalho de auxílio desde antes da aprovação da lei”, diz Laura. “Nossos colaboradores são treinados para receber clientes com deficiência e necessidades especiais, sendo instruídos a como devem tratá-los e a todos os procedimentos. Eles prestam atendimento desde a hora que o cliente entra, passando pela leitura de preços, indicação de ofertas, data de validade, e equipagem do carrinho, até o momento do check-out. É muito mais que um direito, é um dever.”
A rede, que possui mais de 400 PcDs em seu quadro de funcionários, destaca a importância de uma equipe preparad. “A Lei é necessária, espero que todos os estabelecimentos a cumpram para garantir os melhores direitos à população PcD. Além de se reconhecer no quadro de funcionários, eles devem possuir toda a assistência necessária para fazer suas compras e saírem satisfeitos. Essa deve ser nossa maior missão”, conclui Laura.
Luiza Luzia Zwang, cliente do Supermercados Mundial e cadeirante, reforça o compromisso da rede com a acessibilidade e o auxílio à PcDs. “Todas as vezes em que visito o Mundial, tenho um funcionário me auxiliando nas compras. Ele me auxilia a pegar as compras, colocar no carrinho e levar até o caixa, e só deixa de me acompanhar quando já estou dentro de um transporte ou do lado de fora da loja. Sou muito grata a todos que me ajudam no dia a dia e parabenizo a iniciativa da rede, que há anos possui essa preocupação com a população PcD”, afirma.