fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Para Casa Civil, “não há previsão de publicação de ato normativo” para regulamentação do IPI

Para Casa Civil, “não há previsão de publicação de ato normativo” para regulamentação do IPI

Em NOTA OFICIAL ao Diário PcD, Ministério da Casa Civil da Presidência da República responde sobre regulamentação do IPI. Parlamentares da Câmara dos Deputados e Senado Federal repercutem a demora pela isenção.

O Diário PcD manteve contato nesta segunda-feira, 18, com diversos Deputados Federais e Senadores da República sobre a demora pela regulamentação do IPI para as pessoas com deficiência na aquisição de carros 0km.

No último sábado, Abrão Dib, editor do Diário PcD, conversou com o Deputado Federal Coronel Tadeu que afirmou que estaria cobrando a regulamentação do IPI no início desta semana. “Estarei cobrando pessoalmente o Ministro Chefe da Casa Civil pela regulamentação do IPI. Acompanhei todo esse processo no Ministério da Economia, e esse tema será minha prioridade nesses dias. Assim que conseguir mais detalhes, estarei compartilhando com todos vocês”.

O Deputado Federal Ricardo Silva afirmou que tem feito cobranças aos Ministérios da Economia e dos Direitos Humanos – que estão envolvidos diretamente nesse tema. “Já estou fazendo contato direto com o Senador Ciro Nogueira, Ministro Chefe da Casa Civil, para levar a minha preocupação e informá-lo que tudo isso já ocasiona mais de 35 mil processos de pedido de isenção de IPI parados na Receita Federal. Esse é um direito das pessoas com deficiência que não podem contar com TRASPORTE PÚBLICO com Acessibilidade. Conceder as isenções de IPI, ICMS e IPVA é o mínimo que os Governos devem fazer, para minimizar as dificuldades criadas para a locomoção das pessoas com deficiência”, afirmou Silva.

“É lamentável ver o desrespeito do governo com as pessoas com deficiência. A isenção do IPI é muito mais que um benefício, é garantir que essas pessoas possam se locomover, inclusive, para ir a consultas médicas e demais tratamentos. No final do mês passado, já havíamos oficiado a Receita Federal para que tomasse as devidas providências. Iremos agora cobrar que a Casa Civil dê andamento  ao processo  e publique o Decreto, já enviado pelos Ministérios da Economia e Direitos Humanos, para que a lei possa enfim ser cumprida”, afirmou o Deputado Federal Célio Studart.

Os Deputados Federais Alexandre Padilha, Derrite, Luisa Cansiani, Marcelo Aro, Moses Rodrigues, Otávio Leite, Rejane Dias e Rosana Vale devem se manifestar nos próximos dias sobre a demora pela regulamentação do IPI, de acordo com o que as assessorias garantiram ao Diário PcD.

No Senado Federal o tema também tem grande repercussão. A Senadora Mara Gabrilli e o Senador Flávio Arns participaram da LIVE do Diário PcD no Canal do YouTube na noite desta segunda-feira, 18, e confirmam que continuam pressionando o Governo Federal pela regulamentação.

Já os Senadores Alessandro Vieira e Eliane Nogueira também foram procurados pelo Diário PcD e devem se manifestar ainda nesta semana.

Aumenta a preocupação

Assim como o Diário PcD já havia adiantado nas últimas semanas, a minuta do Decreto para regulamentar a isenção do IPI já estava pronta pelas equipes dos Ministérios da Economia e Direitos Humanos. O próximo passo seria a avaliação pelo Ministério da Casa Civil, que antecederia a publicação do que fosse necessário para a concessão do imposto.

Entretanto, em NOTA OFICIAL e EXCLUSIVA ao Diário PcD, a Assessoria de Comunicação do Ministro Ciro Nogueira informou que “a proposta de regulamentação da Lei Federal 14.287/2021 foi recentemente recebida pela Casa Civil e se encontra sob análise técnica. Até o momento, não há previsão de publicação desse ato normativo”.

“Esperamos que a pressão que está sendo feita pelos parlamentares possa reverter o que informou o Ministério. Com os Deputados Federais e Senadores pressionando a Casa Civil, talvez a análise técnica seja rápida e eles possam publicar em Diário Oficial da União a regulamentação do IPI. Enfim, desde 1º de janeiro a Receita Federal não concedeu uma carta de isenção. São mais de 35 mil processos EM ANÁLISE. Conceder essa isenção é muito pouco, diante de tudo o que o Governo deixa de oferecer para as pessoas com deficiência de todo o Brasil”, disse Abrão Dib, durante a transmissão da noite desta segunda-feira, 18. CONFIRA O VÍDEO.

Cidadania e pressão popular

O advogado Marcos Antonio da Silva participou da transmissão do Diário PcD e comentou sobre a importância da movimentação do universo PcD em todo o Brasil. “Para reverter esse quadro precisamos que cada um, em sua região por todo o nosso país, pressione o Deputado Federal ou Senador. Eles precisam ouvir o segmento e saber da importância da regulamentação desta legislação – que por sinal já deveria estar sendo cumprida pela Receita Federal. Ou praticamos o verdadeiro ato de cidadania, ou eles podem demorar muito para definir esse problema”.

CONFIRA A TRANSMISSÃO DO CANAL DO DIÁRIO PcD NO YOUTUBE

One thought on “Para Casa Civil, “não há previsão de publicação de ato normativo” para regulamentação do IPI”
  1. O FDP do Bozo, porque não manda o lazarendo Ciro Nogueira assinar logo esta merda de regulamentação da isenção de IPI, e terminar logo esta novela.

    Se fosse um projeto para aumentar o salário desta cambada de ladrão, teriam aprovado até em dia feriado.
    Mas como é pra beneficiar o povo, ficam empurrando com a barriga……….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *