Ativista anticapacistista e LGBT+, Deives Picáz, que já era conhecido nas redes sociais por falar de autoestima PCD e desconstruir preconceitos, estreia no Canal Reload como apresentador de temáticas relacionadas à inclusão, diversidade, representatividade e pautas relevantes ao universo jovem.
O Canal Reload (@canalreload), projeto voltado para o público jovem que abusa da criatividade para descomplicar temas complexos como educação, meio ambiente, questões de gênero, diversidade, inclusão, racismo, entre outros, acaba de anunciar um novo apresentador.
O gaúcho de 20 anos, Deives Picáz (@deives) é o mais novo integrante do time de apresentadores do Reload, projeto que atualmente se conecta com cerca de 50 mil seguidores de todo o Brasil por meio das redes sociais Instagram, Twitter, TikTok e Youtube.
“Como a própria frase do Reload já diz, aqui é um espaço onde descomplicamos a notícia, o que faz eu me identificar muito com esse canal tão importante e necessário de comunicação. Espalhar informações, é ajudar na desconstrução de pensamentos equivocados que esse sistema preconceituoso nos ensina desde o dia em que nascemos. Fico muito feliz por ter encontrado um espaço onde eu possa quebrar o estigma de que pessoas como eu são inferiores ou exemplos de superação. Espero que o Reload e eu, juntos, possamos ajudar nessa mudança positiva”, comenta Deives Picáz.
Estudante de publicidade e propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ativista anticapacitista e LGBT+, Deives nasceu com uma deficiência física chamada agenesia de membros, uma formação congênita atípica, no seu caso, impediu parte da formação do seu antebraço direito.
Em suas redes sociais, Deives ficou famoso por criar conteúdos sobre inclusão, representatividade e diversidade para promover uma maior conscientização sobre a causa das pessoas com deficiência e da comunidade LGBT+, pautas que ele vive e acredita.
Com a enorme repercussão do seu trabalho nas redes sociais, em 2021, ele foi convidado para participar de programas de televisão como Band Mulher e Teleton, onde ressaltou a importância da inclusão e sua luta diária pelo fim do capacitismo. A Vogue Brasil também deu destaque à sua história em uma matéria especial.
Em 2022, Deives criou um projeto chamado “Meu Corpo Através dos Meus Olhos” com o intuito de valorizar o protagonismo de pessoas com deficiência. Na iniciativa, elas contam como se reconhecem excluindo tudo o que a sociedade atribuiu a elas de maneira pejorativa e negativa. O projeto ganhou muita visibilidade, repercutindo na imprensa nacional.
Além da sua atuação na internet, Deives é Jovem Conselheiro do Pacto Global da ONU e embaixador da Associação Dar a Mão, uma associação sem fins lucrativos que visa dar suporte para pessoas com a mesma deficiência que ele, além de distribuir dispositivos 3D (próteses) de maneira gratuita.
Como apresentador do Canal Reload, Deives estreou compartilhando informações do Mês da Conscientização Sobre a Diferença de Membros, realizado em abril. Um movimento que começou nos Estados Unidos e consiste em mostrar para a sociedade que pessoas com diferença de membros têm o mesmo potencial que pessoas que não têm essa diferença.
Além de trazer informações sobre essa causa, ele também deu dicas sobre como contribuir com ela: “Você pode ajudar muito na causa simplesmente não usando expressões capacitistas, como por exemplo “não dá uma de joão sem braço”, “não temos braços para tudo isso”, ele comenta no vídeo que pode ser acessado em www.youtube.com/shorts/XzTZSIluBTQ.
Anteriormente, Deives já havia sido convidado pelo Canal Reload para participações especiais em vídeos como “A inclusão e o anticapacitismo no jornalismo” (www.youtube.com/watch?v=OSM4q5k6uF8) especial para o Festival 3i (@festival3i) em que propõe reflexões sobre a (falta de) representatividade e produção de conteúdos para pessoas com deficiência (PcDs) na mídia e nas redações jornalísticas. E também o vídeo “Deives Picáz lança a gramática anticapacitista” (www.youtube.com/watch?v=G82k747n-3M), comentando sobre expressões que devem ser retiradas do vocabulário, além de palavras e vícios de linguagem capacitistas que não dá mais pra repetir.
Mas o apresentador não irá se ater apenas à temática anticapacitista e promete transitar por outras temáticas necessárias e inerentes ao cotidiano do público jovem.
Espalhando conteúdos de qualidade em diferentes formatos, como histórias em quadrinhos, músicas e poesias, o Canal Reload busca tornar a informação mais acessível e atrativa ao público jovem, além de dar dicas para identificar as tão faladas fake news, evitando a disseminação de informações falsas.
SOBRE O RELOAD
O Reload é um canal jovem que produz conteúdo a partir de reportagens de 10 organizações: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. Juntas, elas têm mais de 100 prêmios nacionais e internacionais (Prêmio Gabriel García Márquez, Prêmio Rei da Espanha e Leão de Bronze do Festival de Cannes).
O projeto foi uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative, e contou também com apoio da Fundação Ford no Brasil. Em 2022, o projeto foi selecionado para o YouTube’s Sustainability Lab, que tem o objetivo de apoiar organizações de notícias a desenvolverem modelos de negócios sustentáveis em vídeo na plataforma.
Mais informações em @canalreload no Instagram, TikTok, Twitter e Youtube.
SERVIÇO: Conheça o novo apresentador do Canal Reload – Deives Picáz
www.instagram.com/p/Ccsk8qmlNTP/
www.youtube.com/shorts/XzTZSIluBTQ
www.tiktok.com/@canalreload/video/7089824683339599109?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1
A inclusão e o anticapacitismo no jornalismo: www.youtube.com/watch?v=OSM4q5k6uF8
Deives Picáz lança a gramática anticapacitista: www.youtube.com/watch?v=G82k747n-3M