fbpx
  • sex. set 20th, 2024

Dias das Mães: acessibilidade é ponto de atenção na escolha de presentes digitais

Dias das Mães: acessibilidade é ponto de atenção na escolha de presentes digitais

Produtos como celulares e tablets estão entre os presentes preferidos. Especialista aponta cuidados na escolha desses itens, que devem prezar pela acessibilidade para que ofereçam uma experiência agradável

O Dia das Mães está próximo e produtos digitais, como smartphones, tablets e notebooks, figuram entre os presentes preferidos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na escolha desses itens, especialmente em se tratando de pessoas com mais idade ou com qualquer limitação, para que não se tornem uma lembrança desagradável.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 97% dos idosos acessam a internet e têm nos smartphones o principal meio de acesso. Ou seja, é um presente que pode agradar, mas, nesses casos, deve-se dar preferência a produtos caracterizados pela acessibilidade.
 

“A acessibilidade existe quando qualquer pessoa, independentemente de sua condição ou situação, consegue usar um produto ou acessar uma informação. Vivemos em um mundo de diversidades e que conta com mais de seis bilhões de usuários de smartphones. É natural e indispensável, portanto, que produtos e serviços digitais sejam inclusivos e isso abrange deficiência visual, limitações de audição e outras condições físicas e cognitivas, inclusive aquelas relacionadas ao avançar da idade”, explica Cristina Fragata, sócia e COO da Attri, empresa de tecnologia e usabilidade que oferece soluções para criar melhor experiência para milhões de usuários, impulsionando também o crescimento de negócios.
 

Pensando nisso, a especialista aponta alguns aspectos da acessibilidade que são importantes de serem levados em conta pelas empresas, quando vão desenvolver seus produtos, e também pelos filhos, quando forem escolher o presente para suas mães:
 

Cores e Textos: um contraste adequado das cores garante que usuários com determinadas deficiências visuais sejam capazes de ver todos os elementos na tela. Também é importante haver diversas opções de tamanho de fonte para a melhor leitura. Nos aparelhos, conseguimos checar essa funcionalidade clicando em “configurações” e depois “Visor” ou “Acessibilidade”, dentro dessa etapa as marcas oferecem outras opções visuais para ajustar o dispositivo da melhor maneira possível para uma boa usabilidade. (Os nomes podem variar de acordo com sistema operacional)
 

Ativação de áudio para descrição de elementos: usuários com deficiências visuais encontram dificuldades em compreender elementos, como imagens, se elas não estiverem acompanhadas do formato de áudio. A opção de descrição com voz é importante para orientá-los durante a navegação e o manuseio do aparelho. Para verificar se o aparelho possui essa funcionalidade, basta clicar em “configurações” e depois “Acessibilidade”, dentro desta etapa terá a opção de “Melhorias de audição” ou “interação”, clicando você pode conferir se existe a função “descrição” ou “transcrição instantânea”. (Os nomes podem variar de acordo com sistema operacional)
 

Inclusão de legendas: da mesma forma, usuários com deficiências auditivas ou baixa audição terão dificuldades em compreender elementos sonoros, se não estiverem acompanhados de legenda. A ativação da legenda ajuda durante a reprodução de um vídeo, por exemplo. Para ativar essa funcionalidade dos aparelhos, basta clicar em “configurações” e depois em “Acessibilidade”, dentro desta etapa terá a opção de “Melhorias de audição” ou “interação”, clicando você pode conferir se existe a função “Legenda instantânea”. (Os nomes podem variar de acordo com sistema operacional)
 

Toque de tela simples: usuários navegam por produtos e aplicativos móveis utilizando gestos de toque na tela. Esses gestos devem ser simples, requisitando um único toque para se realizar uma ação. Quando são complexos e exigem o uso de múltiplos dedos ou toques, podem ser desafiadores para quem tem dificuldades motoras. Nos aparelhos, conseguimos checar essa funcionalidade clicando em “configurações” e depois em “Acessibilidade”, dentro desta etapa terá a opção de “Interação e Habilidade manual”, clicando você tem uma série de configurações para ajustes de toques. (Os nomes podem variar de acordo com sistema operacional)
 

Buscas por Voz: a busca por voz é um ótimo recurso, que facilita a execução de tarefas sem o auxílio das mãos, usando apenas o comando da voz. A crescente dessa tecnologia pode ser vista no aumento da utilização e venda de assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistant e Siri, e pode ajudar pessoas com deficiências motoras, visuais e auditivas. Normalmente, os aparelhos atuais já incluem essa função em seus mecanismos de pesquisa, mas para verificar e habilitar, basta clicar em “configurações” e depois em “Opções de pesquisa”. (Os nomes podem variar de acordo com sistema operacional)
 

Arquitetura da Informação compreensível: a arquitetura da informação (AI) é a organização dos elementos de uma página ou tela e deve facilitar a navegação do usuário até ele encontrar o que procura. Essa estrutura deve ser compreensível, seguir uma lógica simples e levar em consideração todas as possibilidades de interação e suas limitações. Antes de comprar, manuseie o aparelho nas lojas, para saber se a usabilidade é fácil, imaginando quem você irá presentear.
 

Teclado digital e físico funcionais: os sistemas Android e iOS sustentam teclados na tela e de hardware, que auxiliam usuários a navegarem no aplicativo com tecnologia assistiva, como lupas ou leitores de tela. Quanto mais intuitivos forem, mais fácil a sua utilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *