Demonstração em quadra marca lançamento da fase 1 do Projeto Rugby em Cadeira de Rodas da ADEACAMP. Evento foi realizado no Ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp, em Campinas, interior de SP.
O Projeto de alto rendimento para atletas com deficiência, o Rugby em Cadeira de Rodas, da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP), foi lançado oficialmente no Ginásio de Esportes da Faculdade de Educação Física da Unicamp. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Prof. Dr. Fernando Antônio Santos Coelho, do chefe de Gabinete da UNICAMP, além de outros representantes das entidades nacionais do esporte paralímpico, patrocinadores, apoiadores e parceiros.
Durante a cerimônia, foram apresentados os integrantes da Comissão Técnica, Equipe Multidisciplinare os atletas que farão parte da equipe de Rugby em Cadeira de Rodas para a temporada 2022/2023, com destaque para os atletas Bruno Ferreira e Fábio Ferreira, que têm longa experiência na modalidade e passagens pela Seleção Brasileira em eventos internacionais. A equipe conta ainda com as jovens promessas Dione Alves e Mariana Costa, que vêm iniciando sua trajetória de convocações pela Seleção Nacional B.
O presidente da ADEACAMP Ademir Batista de Souza acredita que essa seja uma forma de divulgar o trabalho realizado pela entidade e o exporte adaptado. “Nunca na história a gente teve um lançamento assim. Não só o rugby, como o esporte em geral, transformam vidas e, dessa forma, chamamos a atenção para pessoas que estão em casa e não sabem o que fazer. Agora elas podem nos procurar”, reforça. A equipe é formada por atletas com deficiência que competem em importantes torneios regionais, nacionais e internacionais. O projeto propiciará aos atletas toda a infraestrutura para um treinamento de excelência, contando ainda com quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificados.
Mateus Betanho Campana, vice-presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), vê o projeto como um marco histórico e acredita que a gestão feita pela ADEACAMP possibilite a conquista de marcos ainda maiores. “A gente tem a expectativa de que a ADEACAMP tenha excelentes resultados, inclusive para conquistar uma vaga inédita como no mundial da Dinamarca”, completa.
O projeto é desenvolvido nas dependências da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Na Fase I, 12 atletas serão contemplados com treinos de alto rendimento. O projeto é realizado pela ADEACAMP, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o patrocínio das empresas Atacadão, Fundação John Deere, Tetra Pak, Agibank, Fundação Educar DPaschoal e recebe apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. “Campinas tem o título de cidade inclusiva e o crescimento desse projeto da ADEACAMP ajuda a levar o nome de cidade, além de incentivar a prática do esporte e forçar o poder público a realizar as adaptações necessárias para as modalidades paralímpicas”, completou o Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin.
Sobre a ADEACAMP – A Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A Associação fundada em Agosto de 2008, oferece duas modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Para mais informações, acesse: www.adeacamp.com.br