Instituto Jô Clemente (IJC) promove a 6ª edição da Campanha Junho Lilás com diversas ações que visam à conscientização. Com as #TestedoPezinhoparaTodos e #TestedoPezinhoAmpliadoparaTodos, em parceria com a agência KZ Inteligência em Comunicação, campanha visa mostrar a importância da Triagem Neonatal para salvar vidas
O Instituto Jô Clemente (IJC) está promovendo ao longo de todo o mês, em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e com a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert), a 6ª edição da Campanha Junho Lilás. O objetivo da Campanha é reforçar a importância do Teste do Pezinho, especialmente o Teste do Pezinho Ampliado. O exame é feito pela coleta de sangue do calcanhar do bebê que deve ser feita após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida, e ele contribui para o diagnóstico precoce de dezenas de doenças graves e raras.
“O Teste do Pezinho é essencial para todas as crianças. Quanto antes essas doenças forem identificadas, mais rapidamente podemos realizar o tratamento e evitar sequelas, como a deficiência intelectual”, diz a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora oficial da Campanha Junho Lilás.
Com as hashtags #TestedoPezinhoparaTodos e #TestedoPezinhoAmpliadoparaTodos, em parceria com a agência KZ Inteligência em Comunicação, responsável pela criação do conceito e peças publicitárias da Campanha Junho Lilás deste ano, junto ao time de Marketing e Comunicação do IJC, busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se fazer a Triagem Neonatal. “O conceito foi elaborado pensando em abordar a importância do Teste do Pezinho e do Teste do Pezinho Ampliado, com uma linguagem simples e informal, numa conversa entre mães, pessoas da família e/ou rede de cuidados. A ideia é estimular o diálogo com essas pessoas sobre a importância desse exame para o diagnóstico precoce de dezenas de doenças graves e raras, que demandam intervenções clínicas, emergenciais e tratamentos específicos”, afirma Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Comercial do Instituto Jô Clemente.
Foi lançado também o filme institucional do IJC, que está sendo utilizado para a campanha e que foi criado com a viabilização — voluntária – da produtora Porão Filmes. Além disso, diversas celebridades e influenciadores estão engajados na Campanha Junho Lilás deste ano, como os apresentadores Otávio Mesquita, Fernanda Gentil, a jornalista esportiva Fabiola Andrade, o escritor Samuel Gomes e a Veronica Oliveira (@faxinaboa), que receberam camisetas da campanha e publicaram vídeos em suas redes sociais apoiando a causa.
A campanha também conta com o apoio da Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana e Transportes de SP, Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) com a divulgação das mensagens chaves em diversas rodovias de SP e Via Mobilidade com ações presenciais em algumas linhas de Metrô, além de anúncios no jornal Folha de S. Paulo, spots em algumas rádios como Kiss FM, Capital AM e Trianon AM.