#PRATODOSVEREM: Foto colorida, com destaque para uma grande mesa, com 4 pessoas, olhando para trás, assistindo a apresentação de Paulo Bulhões durante o simpósio, realizado na sede do INES, no Rio de Janeiro. Na frente das mesas, material de divulgação da Surdolimpíada Nacional 2021. FIM DA DESCRIÇÃO.
Nesta semana, a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) realizaram o 1º Simpósio de Alto Rendimento na Formação Desportiva para Surdoatletas.
Realizado no dia 6 de julho de 2022, na sede do INES, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o evento abordou diversos temas, como saúde, direito e inclusão no esporte.
Na ocasião, os alunos do instituto, que estiveram em maio na cidade de Caxias do Sul (RS) para acompanhar a 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução), puderam compartilhar suas experiências sobre o maior evento multiesportivo internacional para surdoatletas do mundo.
O evento, realizado pela primeira vez na América Latina, reuniu mais de 4 mil surdoatletas e comissão técnica de 73 países. Em sua 7ª participação em Deaflympics, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) teve a maior delegação da história, com 237 integrantes. O Time Brasil disputou 17 modalidades e terminou a competição em 44º lugar, com 6 medalhas, todas de bronze.
“Este evento é de grande importância para nossos surdoatletas porque ele vai de encontro com a proposta da CBDS de fortalecer a base e desenvolver surdoatletas de alto rendimento, para que o Brasil possa crescer e ser cada vez mais reconhecido no desporto de surdos. Nosso agradecimento ao INES e à FDSERJ pela iniciativa e também às Loterias Caixa, que são nossos patrocinadores oficiais. Graças a eles podemos tornar realidade a Escolinha de Esportes da CBDS e tantos outros eventos importantes para o fomento do esporte para surdos no Brasil”, destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen.
Parceria entre o INES e a FDSERJ
No final do mês de junho, o INES formalizou uma parceria com a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ). A ideia é estabelecer a colaboração na organização de eventos, ações e estratégias para os projetos esportivos locais a fim de motivar crianças e jovens surdos a serem futuros competidores em diferentes modalidades esportivas.