fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Câmara Paulista para Inclusão comemora o 31º aniversário da Lei de Cotas

Câmara Paulista para Inclusão comemora o 31º aniversário da Lei de Cotas

#PRATODOSVEREM: Card com diversas cores. No centro, com fundo branco, #LEIDECOTAS 31 ANOS. TRABALHO: UM DIREITO DE TODAS AS PESSOAS.

No próximo dia 24 de julho será comemorado o aniversário da Lei de Cotas. Para comemorar a data, a Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência irá realizar, na sexta-feira, dia 22 de julho de 2022, um evento com transmissão no YouTube.

Intitulado ‘Desafios e perspectivas’, o evento conta com apoio do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), do Governo do Estado de São Paulo, das prefeituras de São Paulo e de Osasco, além da participação de entidades da sociedade civil e da iniciativa privada.

Segundo os organizadores, o evento tem como proposta ressaltar a importância da manutenção e do fortalecimento deste dispositivo legal para a conquista do direito ao trabalho por parte das pessoas com deficiência.

“Celebrar o aniversário de 31 anos da Lei de Cotas é uma forma de resistir às constantes ameaças ao direito ao trabalho das pessoas com deficiência”, afirma o médico e auditor-fiscal do trabalho, José Carlos do Carmo, Dr. Kal, como é conhecido.

Ele é o coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo e coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Aniversário da Lei de Cotas

A Lei de Cotas, como é conhecida, é um exemplo de ação afirmativa que defende, em seu artigo 93, os direitos das pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em relação à sua inclusão no mercado de trabalho formal.  

O evento visa unir esforços para a divulgação de conteúdos que contribuam para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente, o acesso ao mercado de trabalho. Além da exposição de temas relevantes trazidos por militantes e autoridades ligados à inclusão, o evento contará também com atrações culturais.

O encontro será transmitido ao vivo no Canal do YouTube e contará com todos os recursos de acessibilidade. A transmissão acontecerá do Espaço Sociocultural, Teatro CIEE em São Paulo, de onde os convidados e organizadores estarão reunidos presencialmente para o evento.

Confira a programação:

22 de julho (sexta-feira) – 31 Anos da Lei de Cotas

10h

Recepção

11h

Mestre de Cerimônia | Renato José

11h05

Vídeo de segurança do teatro e Institucional do CIEE

11h10

Abertura da comemoração | José Carlos do Carmo (Kal)

Apresentado por José Carlos do Carmo, mais conhecido como Dr. Kal, ele é Médico, Auditor Fiscal do Trabalho, Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo e da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

11h15

Painel dos convidados

Participações: Desembargador Álvaro Alves Nôga, Melícia Alves de Carvalho Mesel, Aracélia Costa, Silvia Grecco, Marly dos Santos, Letícia Peres Farias Françoso, Yone A. Guimarães, Paulo Oliveira e Aline Messias.

12h30

Leitura da Carta | Marinalva Cruz

Leitura da Carta de São Paulo em defesa da Lei de Cotas.

12h40

Encerramento do primeiro bloco

Retorno às 13h30 para a Apresentação Cultural.

Apresentação Cultural

13h30

Abertura da apresentação cultural
Mestre de Cerimônia | Henry Xavier

Apresentado por José Carlos do Carmo, mais conhecido como Dr. Kal, ele é Médico, Auditor Fiscal do Trabalho, Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo e da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

13h35

A importância da Lei de Cotas

A importância da cultura como forma de inclusão e participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

13h45

Dudu do Cavaco

 Eduardo Gontijo, mas conhecido como Dudu do Cavaco. Ele iniciou a carreira musical e aprendeu a tocar pandeiro muito cedo, aos 12 anos veio o cavaquinho, seu instrumento preferido atualmente. Hoje faz parte do grupo de samba Trem das Onze e tem sua própria banda: Dudu do Cavaco e Banda.

Ele toca 7 instrumentos e é o primeiro músico com Down do Brasil a gravar um DVD e um CD. Constantemente é convidado para abrir solenidades, fazer participações especiais em programas de TV, como o TV Xuxa, Encontro com Fátima Bernardes e Caldeirão do Huck. Além disso, já realizou mais de 400 palestras e 300 shows, inclusive abriu um show do Jota Quest no Novo Mineirão. Para saber mais sobre o trabalho do Dudu, acesse: www.dududocavaco.com.br

14h15

Billy Saga

O rap de Billy Saga nos traz mensagens de resistência e busca sensibilizar e provocar uma consciência coletiva acerca da reflexão sobre o dever de combate à exclusão social e os direitos das pessoas com deficiência.

14h50

Encerramento

Fonte: https://leidecotas.camarainclusao.com.br e www.portalacesse.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *