#PRATODOSVEREM: Foto colorida. A imagem central mostra mãos de pessoas diferentes sobre um livro em Braille. O livro tem fundo branco e as marcas da impressão em braille. FIM DA DESCRIÇÃO
Uma ferramenta pública criada para coletar, processar, sistematizar e disseminar informações sobre a temática da deficiência. Esses são os objetivos do Cadastro Inclusão – um registro público que irá contribuir para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas para a pessoa com deficiência, promovendo o acesso desse segmento social aos seus direitos e constituindo uma fonte de dados para estudos e pesquisas.
Lançado em março de 2022 em uma primeira etapa, o programa já disponibiliza o Certificado da Pessoa com Deficiência e a API da Pessoa com Deficiência. O primeiro é um comprovante público que o cidadão pode baixar para atestar sua condição perante órgãos e entidades públicas e privadas.
Já a API da pessoa com deficiência vem da expressão inglesa Application Programming Interface e pode ser entendida como um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões e protocolos. A API da Pessoa com Deficiência tem como finalidade identificar de forma automática se o cidadão pesquisado é ou não uma pessoa com deficiência, sendo útil para a integração de serviços públicos digitais.
Passo a passo
Acessando o aplicativo do MEU INSS, por meio do login na conta gov.br, o cidadão poderá visualizar e imprimir o seu certificado, caso ele esteja com registo ativo em uma das bases de dados de pesquisa: o BPC (pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada) e o o LC142 (aposentadoria de pessoas com deficiência). O documento conterá um QR Code para validação de autenticidade.
Para tanto, não há necessidade de realizar cadastro. Ao acessar o site do MEU INSS ou pelo aplicativo MEU INSS (Baixar na Play Stor ou Baixar na Apple Store), o cidadão deve procurar o menu Serviços e pesquisar na opção Extratos/Certidões/Declarações o item Certificado da Pessoa com Deficiência. Será apresentado um botão para baixar o arquivo (no formato PDF) do certificado. Clicando no botão, será gerado o documento caso a pessoa se enquadre nas regras da pesquisa.
Por questões administrativas, o certificado é válido por 90 dias a partir de sua emissão. Após esse prazo, é preciso voltar ao site, ou ao aplicativo MEU INSS, e baixá-lo novamente, sem necessidade de comprovar sua condição de deficiência outra vez.