#PRATODOSVEREM: Card colorido. Do lado esquerdo, foto de Dorina Nowill, mulher de pele clara, com óculos de lentes escuras, cabelos curtos, com um paletó cinza. Está com a mão direita sobre uma mesa. Do lado direito, card com a imagem ilustrativa com destaque para FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS. FIM DA DESCRIÇÃO
Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas cegas e com baixa visão, a Fundação Dorina Nowill para Cegos abre inscrições para cursos livres de capacitação e qualificação profissional. Existem vagas para cursos que já existiam e para outros que são novidades: Marketing Digital, Empreendedorismo Digital e Excel.
A partir da próxima semana, a instituição oferecerá, de forma gratuita, aulas de Empreendedorismo, Marketing Digital. Em setembro, terão início os cursos de Massoterapia e Excel.
“A conquista de um emprego é extremamente importante para a autonomia e independência das pessoas com deficiência visual. Na Fundação Dorina temos a missão de promover a inclusão e acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão. Esses cursos contribuem para a qualificação profissional delas, tornando-as mais aptas para o competitivo mercado de trabalho”, explica Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Novidade da vez, o curso de “Marketing Digital”, oferecerá aulas de estratégias para aquisição de novos mercados e clientes; venda de produtos e difusão de ideias utilizando a internet e todos os recursos digitais disponíveis para que o aluno esteja apto a atuar tanto de forma autônoma quanto em empresas.
Já o curso de “Empreendedorismo digital — Como criar seu próprio negócio”, os inscritos conhecerão técnicas e ferramentas fundamentais para a construção e o gerenciamento de empreendimentos no mundo virtual e aprenderão a desenvolver e comercializar produtos e serviços digitais. Ambas temáticas são realizadas em parceria com a Fundação Beneficente Elijass Gliksmanis.
As aulas de “Massoterapia”, que são apoiadas pelo Instituto Societe Generale, ensinarão técnicas de Quick Massage e Reflexologia, com foco capacitação comportamental e empregabilidade.
Por fim, em “Excel básico ao intermediário”, os alunos aprenderão a usar o software desde seu nível mais básico – com o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitem a elaboração e manipulação dos dados das planilhas eletrônicas e gráficas do programa — até o grau intermediário, que possibilita o uso de fórmulas embasadas em raciocínio lógico, entre outros recursos.
Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição – https://fundacaodorina.org.br/blog/novas-turmas-estao-comecando/ – com as seguintes respostas: nome completo, e-mail, cidade, estado, área de interesse, condição visual — cego ou baixa visão, se possui computador e celular com acesso à internet.
Como pré-requisito para os cursos, é necessário que os estudantes tenham a partir de 17 anos, ensino médio completo ou estejam cursando o último ano. Os interessados devem considerar que as atividades serão realizadas totalmente a distância, por isso, é preciso ter acesso à internet, celular e computador. A exceção fica para o curso de massoterapia, que é presencial. As vagas são limitadas.
Vale ressaltar que a Fundação Dorina também oferece aulas de “Informática Básica”. No entanto, as inscrições já foram encerradas e as aulas tiveram início na primeira semana de agosto.