#PRATODOSVEREM: foto colorida da fachada de um prédio BANCO DO BRASIL. Prevalece as cores amarelas na fachada do prédio. Na frente, duas vagas reservadas para estacionamento PcD. FIM DA DESCRIÇÃO
O Diário PcD teve acesso e traz com exclusividade a informação OFICIAL sobre a retomada da Linha de Crédito BB Acessibilidade, que estava suspensa desde 1º de agosto.
Dois dias após a suspensão o Diário PcD fez a denúncia de que a vigência de uma Portaria, assinada pelo Ministro da Economia Paulo Guedes, tinha seu prazo expirado em 31 de julho.
Imediatamente o Departamento de Jornalismo buscou informações junto ao Banco do Brasil, que confirmou a suspensão da linha de crédito. “A linha BB Crédito Acessibilidade foi suspensa no dia 1º de agosto em função da necessidade de discussões com os intervenientes sobre as novas condições da linha. As tratativas estão em fase final, aguardando a regulamentação para a retomada das contratações. A linha do BB foi criada em fevereiro de 2012 e, desde então, acumula desembolsos superiores a R$ 812 milhões, o que totaliza cerca de 99 mil operações contratadas”, afirmou em nota a Comunicação Social da instituição.
Em busca de que o segmento PcD e as empresas que atuam diretamente na comercialização de equipamento e TA – Tecnologia Assistiva não fossem prejudicadas com a suspensão, “conversamos com os Senadores Mara Gabrilli, Romário, Eduardo Gomes e Paulo Paim que imediatamente se manifestaram sobre o assunto e cobraram medidas imediatas para o retorno da linha de crédito. Inclusive disponibilizamos os documentos que foram encaminhados ao Ministro da Economia e Presidente do Banco do Brasil”, afirmou Abrão Dib, editor do Diário PcD.
Na Câmara dos Deputados, os deputados federais Professor Joziel, Marcelo Aro e Alexandre Padilha, da Comissão da Pessoa com Deficiência, também se manifestaram e estiveram comprometidos em reverter a suspensão.
Para o retorno das atividades da linha de crédito BB Acessibilidade era necessário uma nova Portaria do Ministério da Economia, que já está disponibilizada em Diário Oficial da União e “autoriza o pagamento de equalização de taxas de juros em operações de financiamento para a aquisição, por pessoa natural, de bens e serviços de tecnologia assistiva destinados a pessoas com deficiência”.
Agora a Linha de Crédito tem validade até 31 de julho de 2023 de acordo com algumas condições, como, por exemplo, até mesmo orçamento próprio para a movimentação.
As Taxas de juros para o correntista são de:
a) seis por cento ao ano, para mutuários com renda mensal de até cinco salários mínimos; e
b) sete inteiros e cinco décimos por cento ao ano, para mutuários com renda mensal acima de cinco salários mínimos e até dez salários mínimos.
O PCD pode ser isento do IPVA e ter restituição do IPVA já pago de carros usados comprados de segunda mão… ! Att. Jan
Olá sr Antonio Carlos
A isenção do IPVA é para carros semi-novos também.
Só a isenção de IPI e ICMS que vale para carros 0km.
Att
Abrão Dib
Gostaria de saber, se para ter direito a esse crédito tem que ter conta no BB. Eu sonho em ter uma cadeira motorizada, mas minhas condições financeiras não permite. Obrigado.