#PRATODOSVEREM: Card colorido. Do lado esquerda da imagem, uma mulher, cabelos escuros acima dos ombros, sorridente. Veste uma camiseta branca. Do lado direito, texto SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2022 – 23 E 24 DE AGOSTO – UNG ITAQUAQUECETUBA – REALIZAÇÃO APAE. APOIO UNG DIGITAL E UNIVERITAS DIGITAL. FIM DA DESCRIÇÃO
De 21 a 28 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Instituída em 1964, com o nome de Semana Nacional da Criança Excepcional, foi pensada para elucidar a condição dessas pessoas de forma a contribuir para a desconstrução de preconceitos, divulgar quais são as necessidades destas pessoas, cada uma com sua excepcionalidade e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi sancionada pela Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017. A Semana também tem a função de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.
Palestras celebram a Semana da Pessoa com Deficiência
A Universidade UNIVERITAS/UNG, campus Itaquaquecetuba/SP, preparou uma série de palestras para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”.
O evento, em parceria com a Apae, será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, nos turnos manhã e tarde, no auditório da Instituição, localizada na Av. Uberaba, 251 – Vila Virgínia.
Além de promover o conhecimento com especialistas de diversas áreas, a iniciativa, gratuita e aberta ao público, tem como objetivo abrir debates e colocar alunos e a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
As palestras irão abordar os seguintes temas:
“Odontologia para pacientes com deficiência”;
“Capacitismo: entender para combater”;
“Terapia ABA e suas aplicações em ambientes domiciliares” e
“Riscos de automedicação”.
“São inúmeras as barreiras que impedem a inclusão das pessoas com deficiência e precisamos nos mobilizar, cada vez mais, para que tenham o direito à igualdade de oportunidades. Convidamos nossos estudantes e toda a comunidade para participar do ciclo de palestras e trocar experiências com nossos profissionais”, convida o diretor da unidade, professor Marcelo Rosa.
Interessados em participar do evento devem realizar a inscrição por meio do site – https://extensao.ung.br/DetalhesEvento.aspx?EventoId=47339
No link é possível conferir a programação.