#PRATODOSVEREM: Imagem de um prédio branco, com escadarias e grades na frente. FIM DA DESCRIÇÃO
Na última segunda-feira, 22, a Câmara Municipal de Bauru, interior de São Paulo, fez a abertura da “Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação”, prevista pela Lei Municipal n.º 5.792/2010. Durante a solenidade, houve também a entrega da edição do “Eu Faço a Diferença”.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Bauru, através das Secretarias Municipais de Cultura, Bem-Estar Social (Sebes) e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Associação Bauru pela Diversidade (ABD) e Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CADS).
Mas um fato tem chamado a atenção e repercutido, principalmente, no segmento da Pessoa com Deficiência.
Imagens publicadas nas redes sociais de Ariani Queiroz de Sá trouxe indignação e revolta”. Pelo Facebook, as imagens mostram Ariani sendo ‘carregada’ pelas escadas no Legislativo Bauruense.
“Estou cadeirante há 13 anos, já passei por muitas situações vexatórias e todas elas pela falta de acessibilidade. Embora a acessibilidade seja garantida por lei no Brasil muitas pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida ainda continuam tendo seu direito de ir e vir tolhido. E comigo aconteceu mais uma vez, o dia era de festa, a tão esperada entrega do Troféu “EU FAÇO A DIFERENÇA”, irônico né? Em plena festa em que premiou pessoas, empresas, Organizações Sociais que fazem diferença na vida de outras pessoas, mas pra eu assistir a entrega do prêmio, pasmem vocês, em plena CASA DO POVO, que não é para TODOS BAURUENSES, tive meus direitos de ir e vir cerceado. Aí você me diz, “ah mas lá tem elevador”, sim tem, porém estava quebrado há quase uma semana. E como minha vontade e dever em participar, foi maior que meu constrangimento, em ser carregada escada acima, encarei mais essa, e fui carregada escada acima por três gentis cavalheiros, que agradeço muito”.
Procurada, a Câmara Municipal se manifestou em nota. “A Câmara de Bauru lamenta o ocorrido com a coordenadora geral do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude), Ariani Queiroz de Sá. Ariani Sá participa constantemente dos trabalhos legislativos, seja em audiências ou encontros públicos na Casa de Leis, e tem conhecimento da estrutura física do prédio. A diretora Administrativa da Câmara Municipal informa que o Legislativo bauruense tem contrato, em vigência, com uma empresa responsável especificamente para a manutenção dos elevadores do prédio, sendo um interno e outro externo. A empresa contratada realiza constantemente as manutenções preventivas mensais e as corretivas dos equipamentos. Durante visita de rotina no 1º semestre deste ano, os técnicos detectaram uma infiltração no poço do elevador, especificamente nas paredes internas da base. De acordo com o laudo havia uma infiltração que poderia favorecer a corrosão e danificar o equipamento”.
Ainda de acordo com o legislativo bauruense “diante do documento técnico e da necessidade de manutenção corretiva, foi realizada a intervenção no local para sanar os problemas apontados. No dia 3 de agosto, a empresa responsável pela manutenção foi agendada para a realização do reparo. Na última quinta-feira, dia 18, foi iniciado o reparo no poço do elevador interno da Casa de Leis, com a remoção do reboco da parede e aplicação de impermeabilização do local contra a umidade. Como medida de segurança, o equipamento foi desligado para garantir a manutenção da prestadora de serviço que precisou entrar na parte inferior do poço. Tal medida ajudará na preservação da estrutura do equipamento evitando a sua corrosão. O prazo para conclusão da manutenção corretiva do poço está programado para este domingo, dia 28, desde que o material aplicado esteja totalmente seco para a finalização dos trabalhos”.
O presidente da Câmara de Bauru, vereador Markinho Souza, lamenta o ocorrido e ressalta que “não foi por desleixo que o equipamento estava em manutenção no momento do evento, mas por conta de uma manutenção corretiva do poço do elevador, que não é de fácil resolução, e isso causou essa situação constrangedora, que infelizmente foi filmada e está sendo usada politicamente”.
Ainda informa a Câmara Municipal que “mesmo sem a pintura e a limpeza final do poço, na tarde desta quarta-feira, dia 24, o equipamento já pôde atender um cadeirante durante Audiência Pública, que está sendo realizada neste momento, no plenário “Benedito Moreira Pinto”.