fbpx
  • dom. nov 24th, 2024

Mesa Diretora da ALESP quer derrubar vitória PcD no IPVA de 2021

ByJornalismo Diário PcD

ago 29, 2022
Mesa Diretora da ALESP quer derrubar vitória PcD no IPVA de 2021

Os Deputados Estaduais Carlão Pignatari – Presidente, Luiz Fernando T. Ferreira e Rogério Nogueira – respectivamente 1º e 2º Secretário da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo assinam um Recurso Extraordinário interposto junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo que tem o objetivo de ‘desqualificar’ o que foi proposto na ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade do PSB – Partido Socialista Brasileiro, que pleiteia a ‘isenção do IPVA do Exercício de 2021’ para todas as pessoas com deficiência que estavam contempladas nos anos anteriores com a isenção do tributo.

O Acórdão do Tribunal de Justiça, após julgamento no Órgão Especial declarou a inconstitucionalidade da Lei Estadual nº 17.293/2020 que não cumpriu o ‘prazo nonagesimal’ e fez a cobrança do imposto antes mesmo de completas 90 (noventa) dias da sanção da legislação.

Os Desembargadores entenderam – por unanimidade, que o Governo Estadual não poderia efetuar a cobrança e que a isenção deveria ser concedida a todos que tinham a isenção em 2020.

Da decisão dos Desembargadores, cabia recurso do Governo Estadual e da ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo, que fazem parte do processo.

De acordo com o que o Diário PcD, a Procuradoria Jurídica do parlamento estadual, apresentou o Recurso Extraordinário, que agora precisa ser analisado pelo judiciário paulista.

Estranhamente o Governo Rodrigo Garcia tinha publicado em uma das redes sociais, que o Estado tinha tomado outra decisão!

“Esta semana liberei a restituição do IPVA de 2021 pra todas as pessoas com deficiência que pagaram este imposto. A isenção para PcD é muito justa e, por isso, quem não teve a isenção agora será reembolsado”, disse o governador.

Com a interposição do Recurso Extraordinário – e ainda pendente de avaliação do Tribunal de Justiça, o prazo para a ‘trânsito em julgado’ fica muito mais distante ainda. Esse é o estágio final de um processo, quando estão finalizados todos os recursos das partes! Segundo juristas ouvidos pelo Diário PcD, “o governo não tem mecanismo para fazer a restituição sem o ‘trânsito em julgado’ “. Isso significa que a restituição não deve ocorrer num curto prazo de tempo.

A Mesa Diretora da Alesp ainda conta com os Deputados Estaduais|:

Carlão Pignatari –  Presidente – Partido: PSDB

Luiz Fernando T. Ferreira – 1º Secretário – Partido: PT

Rogério Nogueira – 2º Secretário – Partido: PSDB

Wellington Moura – 1º Vice-Presidente – Partido: REPUBLICANOS

André do Prado – 2º Vice-Presidente – Partido: PL

Professor Kenny – 3º Vice-Presidente – Partido: PP

Caio França – 4º Vice-Presidente – Partido: PSB

Léo Oliveira – 3º Secretário – Partido: MDB

Bruno Ganem – 4º Secretário – Partido: PODE

Todos os detalhes dos parlamentares da Mesa Diretora em https://www.al.sp.gov.br/alesp/mesa-diretora/

1) – Carlão Pignatari – E-mail: carlaopignatari@al.sp.gov.br – Cel (17) 99664-5232 WhatsApp

2) – Luiz Fernando Ferreira – E-mail lfernando@al.sp.gov.br – Cel (11) 95309-3138 WhatsApp

3) – Rogério Nogueira – E-Mail rnogueira@al.sp.gov.br – Cel (19) 99618-2525 WhatsApp

Em LIVE transmitida pelo Diário PcD no YouTube, integrantes dos Grupos Comissão 48 e Podemos SIM PcD anunciaram uma grande movimentação para convencer os parlamentares da MESA DIRETORA impedir a continuidade da tramitação do Recurso Extraordinário.

2 thoughts on “Mesa Diretora da ALESP quer derrubar vitória PcD no IPVA de 2021”
  1. E UMA VERGONHAAAAAAAAAAAAA……………….
    SÃO UNS VERDADEIROS CARA DE PAUS…….
    QUANDO FAZEM A BARBA USAM ÓLEO DE PEROBA……

  2. O deputado estadual Luiz Fernando, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, tomou ciência nesta terça-feira de que a Assembleia Legislativa entrou com Recurso Extraordinário no Tribunal de Justiça de São Paulo na semana passada que discute a constitucionalidade da lei que, caso deferido, poderia levar ao cancelamento da isenção do IPVA para pessoas com deficiência.

    Imediatamente, o deputado dialogou com o presidente da Alesp, Carlão Pignatari, e em comum acordo acertaram a desistência de recorrer à decisão. Vale lembrar que recorrer de ofício é uma prática comum do Legislativo.

    O deputado e os demais deputados do PT, inclusive, lutaram intensamente contra a aprovação da lei que excluiria esse direito de isenção do IPVA das pessoas com deficiência, proposta pelo governo Doria/Rodrigo Garcia.

    Atenciosamente,
    Assessoria de imprensa do deputado estadual Luiz Fernando (PT/SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *