fbpx
  • qui. set 19th, 2024

Mulheres do Brasil de Maringá promovem evento especial no Dia Nacional de Luta PcD

Mulheres do Brasil de Maringá promove evento especial no Dia Nacional de Luta PcD

Cada pessoa tem um jeito único de levar a vida, e as diferenças de cada um é que torna o mundo mais especial. E quando o assunto é especial, o Grupo Mulheres do Brasil de Maringá não mede esforços para mobilizar ações em prol de causas sociais e tão importantes como para o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, que reforça a reflexão sobre a importância da inclusão social. A data foi escolhida neste mês porque está próxima do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores, que representa a renovação.

Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência, e quase metade dessa parcela (49,4%) é de idosos. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

Ter escolas e instituições que apoiem esse público a manter a convivência com outras pessoas se torna mais do que um um trabalho educacional, mas também uma missão que enaltece o amor. Exemplo disso, acontece no Centro Especial Tânia Regina, na cidade de Maringá/PR, que atende, atualmente, 20 alunos com deficiência, com idade entre 05 e 60 anos. “Trabalho com educação há mais de duas décadas, e poder ajudar pessoas com deficiência é uma missão. E acredito que todos que doam um pouco de carinho e amor ao próximo, só receberão mais amor”, explicou a fundadora da Instituição com 11 anos de atuação, Tânia Regina Inez

O Centro Especial Tânia Regina oferece aulas de culinária, apostilas de alfabetização com método fonético, fonológica, fisioterapia, musicalização, teatro, dança e capoeira. “Vamos realizar uma ação especial voltada para os alunos dessa escola. Nossa meta é conseguir doações de eletrodomésticos de cozinha e materiais escolares inclusivos para que os alunos possam ter aulas com materiais e recursos de qualidade.

No dia da ação (21/09), haverá o sorteio de uma sessão de fotos, a fim de que este dia se torne memorável para os participantes”, ressaltou Leiza Oliveira, Líder do Grupo Mulheres do Brasil de Maringá.

Mais do que um negócio, uma missão inspiradora

A escola nasceu pela influência motivadora da filha cadeirante de Tânia, que pela vivência passou por alguns desafios, como ambientes sem acessibilidade. “Minha maior motivação para iniciar com uma escola inclusiva, foi, primeiramente, conhecer de perto as limitações da minha filha no dia a dia, ao levá-la para a fisioterapia, fono, e perceber que não havia um estacionamento próprio. E além disso, trabalhar com propósito sempre foi meu objetivo. Atuei como pedagoga há mais de 25 anos, e quis ter o meu próprio negócio. Hoje não sei viver sem os alunos”, ressaltou Tânia.

Um dia, a escola passou por um assalto, perdeu alguns itens essenciais para o ensino dos alunos, como materiais didáticos especiais e eletrodomésticos de cozinha usados nas aulas de culinária. Com a pandemia, conseguir repor os materiais se tornou ainda mais difícil, pois houve a saída de 15 alunos que formavam uma turma de 35, implicando na parte financeira da escola.

“Os pais precisam desse apoio, e por vezes, os planos de aulas para pessoas com deficiência chegam a ter um custo alto. Aqui, muitos pais me conhecem, e a gente acaba tendo uma amizade, onde a mensalidade varia de R $200,00 a R $500,00. Priorizamos uma aula mais dinâmica aos nossos alunos, onde eles possam desenvolver a parte cognitiva, sensorial, visual e de interatividade. Além disso, realizamos ações complementares, como piqueniques na praça do aeroporto, e com base na aula de culinária, os alunos nos acompanham até o mercado e aprendem na prática desde o processo de compra até como fazer uma receita, nos quais podem ajudar os pais em casa. Isso aprimora o conhecer das formas, das cores e do paladar.” frisou Tânia.

Serviço:

Ação: Doe para o Centro Especial Tânia Regina

Iniciativa: Grupo Mulheres do Brasil de Maringá – instagram grupomulheresdobrasilmaringa

Data da ação: 21 de setembro (Dia especial para os alunos e pais, no Centro Especial Tânia Regina)

Missão: Arrecadação de eletrodomésticos novos ou seminovos, e materiais didáticos específicos para pessoas com deficiência

Local para a entrega da doação: Centro Especial Tânia Regina, Avenida Dr. Gastão Vidigal N° 1111, Bairro Aeroporto – Maringá/PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *