Setembro é o mês da conscientização da surdez e motivo para reunir a comunidade em prol de soluções voltadas para a inclusão e a acessibilidade.
O Dia Nacional dos Surdos é celebrado em 26 de setembro, data da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, instituição voltada para o ensino e a educação dos surdos no país.
A data tem como objetivo relembrar as lutas ao longo dos anos e comemorar as conquistas alcançadas pela comunidade surda, bem como valorizar o profissional que traduz e interpreta a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a língua portuguesa e vice-versa, mediando de forma efetiva a comunicação entre surdos e ouvintes nos mais diferentes espaços da sociedade.
As pessoas surdas ainda enfrentam muitas dificuldades no dia a dia para chamar uma ambulância, marcar uma consulta médica, realizar transações bancárias e questionar os valores praticados em contas de consumo (água, luz, internet). Tais situações são corriqueiras na vida de qualquer pessoa, mas os surdos não conseguem resolvê-las porque a maioria das empresas não dispõe de acessibilidade inviabiliza o acesso de aproximadamente 10 milhões de surdos no Brasil, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010.
Diante desse cenário, a empresa brasileira Helpvox Connect (https://helpvoxconnect.com.br), que desenvolve produtos com alta tecnologia voltados à inclusão e acessibilidade, criou o SOS Surdo. Trata-se de uma plataforma on-line, 100% gratuita, na qual a comunidade surda pode denunciar a falta de acessibilidade em qualquer tipo de serviço.
Para isso basta acessar o site https://www.sossurdo.com.br, fazer um breve cadastro e depois escrever a reclamação ou enviar um vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todas as informações referentes ao problema. O usuário poderá também anexar fotos e vídeos. Todas as denúncias são avaliadas por uma equipe de analistas do SOS Surdo e, posteriormente, fará uma notificação para a empresa citada na reclamação, bem como acompanhar o andamento da denúncia. O objetivo da ação é resolver o problema enfrentado pelo surdo bem como ajudar a empresa a estar em conformidade com a Lei 10.436, que prevê o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na comunicação com a comunidade surda. Caso não responda a notificação, a empresa estará sujeita a processos e punições previstas na Lei.
“Com o SOS Surdo queremos dar voz a essas pessoas que são constantemente esquecidas pelas empresas públicas e privadas. A deficiência não está na surdez, mas em quem se recusa a escutar a voz dos surdos. As empresas têm obrigação de seguir as leis bem como respeitar os direitos de todos os cidadãos”, comenta Cleber Santos, CEO da Helpvox Connect.