O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma das 100 instituições escolhidas para receber o Prêmio Melhores ONGs 2022, promovido pelo Instituto Doar. É o segundo ano consecutivo que o IJC está nesta seleta lista de instituições que trabalham em prol de um mundo melhor em diferentes áreas de atuação.
O prêmio existe desde 2013 e tem como objetivo reconhecer e divulgar as instituições do terceiro setor brasileiras que mais se destacaram a partir de diferentes critérios como excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.
“Aqui no Instituto Jô Clemente (IJC) nós temos um modelo de gestão consistente e alinhado com as melhores práticas do mercado nacional e internacional. Estamos em sintonia com o que se discute atualmente em termos de impacto ambiental, social e de governança corporativa (do inglês environmental, social and corporate governance – ESG). Estar entre as instituições eleitas pelo Instituto Doar é o reconhecimento aos esforços de um time gigantesco, que diariamente se empenha para promover a causa da deficiência intelectual”, afima Daniela Machado Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).
As 100 instituições reconhecidas pelo Prêmio Melhores ONGs 2022 concorrem a troféus em diferentes categorias: Melhor ONG por Causa (Assistência Social, Criança e Adolescente, Cultura, Desenvolvimento Local, Direitos Humanos, Educação, Esporte, Geração de Renda, Meio Ambiente/Sustentabilidade, Saúde e Direito dos Animais); Melhor ONG por Unidade da Federação (Estados e Distrito Federal); Melhor ONG de Pequeno Porte; e também a Melhor ONG do Ano.
Os resultados serão conhecidos no próximo dia 25 de novembro, em cerimônia a ser realizada na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, nº 2.500). Mais informações sobre o prêmio e sobre a cerimônia de premiação podem ser obtidas em www.premiomelhores.org.