fbpx
  • seg. abr 29th, 2024

Escola se torna referência em inclusão com projeto do Friendship Circle

Escola se torna referência em inclusão com projeto do Friendship Circle

Um dos grandes objetivos do Friendship Circle, que promove a convivência entre crianças e jovens com deficiência e jovens voluntários, era trabalhar nas comunidades de São Paulo. A ONG começou o projeto de inclusão social na pandemia, com 15 famílias em parceria com uma escola pública de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, e 13 famílias através de uma creche em Paraisópolis, zona sul da cidade. 

Além das atividades com as famílias, o Friendship Circle assessorou a escola de Ferraz de Vasconcelos para receber os alunos com deficiência. O sucesso foi tanto que a instituição de ensino foi procurada pela prefeitura da cidade para virar um centro de referência na região. Isso mostra a importância da atuação do terceiro setor em prol de comunidades que necessitam de uma ajuda direcionada, séria e de qualidade. 

O Friendship Circle existe para transformar a sociedade, na criação de um mundo mais empático e inclusivo, por meio da promoção da convivência entre crianças e jovens com deficiência e jovens voluntários.  

Dentre os projetos desenvolvidos em parceria com as comunidades assistidas, estão: 

1) Auxílio às comunidades escolares: trabalho de capacitação das escolas para receber alunos com deficiência.

2) Auxílio às famílias: formação de redes de apoio para as mães. Rodas de conversas. Vínculos com mães acolhedoras, como o grupo  “De mãe para mãe”.

3) Auxílio às crianças e jovens com deficiência: voluntários atuando com o “Amigo virtual”, além da realização de passeios e Festas de Aniversário para os jovens do projeto.

Friendship Circle

O Friendship Circle São Paulo atua com diversos projetos e o mais procurado é o Amigos em Casa, que possibilita a convivência entre crianças e jovens com deficiência e jovens voluntários, criando inclusão social, laços de afeto e amizade. Tem ainda o Dia da Alegria, o Círculo da Inclusão, o Clube do Aniversário, a formação dos voluntários e o apoio às famílias.

A família da criança com deficiência

Tanto crianças e adolescentes com deficiência quanto as famílias merecem desfrutar das atividades propostas pela ONG. 

O Friendship Circle busca o envolvimento da família da criança ou adolescente com deficiência. O programa Apoio à Família visa o acolhimento, empoderamento e capacitação da família da criança ou do adolescente com deficiência em comunidades de São Paulo.  A OMS aponta a Família como eixo central para o desenvolvimento de uma pessoa com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *