fbpx
  • sex. set 20th, 2024

Conhecer Diabetes é o primeiro passo para tratamento

Conhecer Diabetes é o primeiro passo para tratamento

A campanha Novembro Diabetes Azul tem como tema a prevenção e o tratamento adequado da diabetes. O dia 14 é celebrado o Dia Mundial da Diabetes que busca levar informações às pessoas que convivem com a doença.

A diabetes ocorre quando o corpo não produz ou produz pouca quantidade da insulina, que é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. São diversos os tipos de diabetes, os mais conhecidos são os tipos 1 e 2 e o gestacional.

O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Nesse caso, a doença é tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

Já o Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz na quantidade suficiente para controlar a taxa de glicemia. É o tipo mais frequente e atinge cerca de 90% das pessoas com diabetes, geralmente em adultos, mas crianças também podem apresentar.

A gestacional se manifesta desde o início da gravidez até o parto. Com o feto, o corpo passa por várias mudanças e é preciso produzir mais insulina, o que não acontece em algumas mulheres. Neste quadro, o bebê tem maior risco de crescimento excessivo, o que causa partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até obesidade e diabetes na vida adulta.

O diagnóstico de todos os tipos de diabetes é feito através de exame de sangue em laboratório. O controle pode ser feito por meio de um monitor de glicemia ou com o uso de bombas de insulina. Os dois tipos de aparelho devem ser adquiridos e usados com orientação da equipe médica.

A glicemia normal em jejum é abaixo de 100 mg/dL e duas horas após uma refeição, a glicemia não deverá ultrapassar 140 mg/dL. Para controlar, podem ser utilizadas medicações orais e/ou insulina para injeção ou por inalação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *