No dia 3 de dezembro, sábado, cerca de 250 motociclistas, com suas Harley-Davidson, sairão das proximidades da ponte João Dias, em Santo Amaro, guiados pelo Papai Noel, também em sua moto, para levarem brinquedos para 2.600 crianças na sede do Instituto Jô Clemente, a antiga Apae.
A ação social, que acontece desde 2011, é aguardada pela comunidade: o grupo de amigos começou timidamente a se reunir para fazer um natal mais feliz para 40 crianças, foi contagiando mais pessoas e, hoje, consegue verba para comprar brinquedos, oferecer um livreto de pintura e realizar um lanche para todas elas, numa grande festa. “O OWLS Bikers Natal Solidário é um evento já tradicional do Instituto Jô Clemente, que teve que ser suspenso em 2020, por causa do ápice da pandemia, mas que agora volta com a ação presencial. Estamos muito felizes”, comemora Leonardo de Souza, que organiza o Owls Bikers desde o princípio.
As “Corujas Motociclistas” reúnem-se anualmente em prol de uma causa muito nobre: proporcionar um natal mais feliz às crianças atendidas pela instituição, bem como gerar verba para as obras do Instituto Jô Clemente. “Geralmente, conseguimos arrecadar verba suficiente para comprar todos os brinquedos e, também, realizar uma doação para o Instituto. Já estamos com as camisetas à venda na loja da Harley-Davidson, em Santo Amaro”, comenta.
Owls Bikers 2022 Natal Solidário
Este é o 11º ano da ação social dos motociclistas da Harley-Davidson, que foi interrompido apenas em 2020, por causa da pandemia. Por meio de um e-commerce criado para arrecadar fundos( http://www.natalsolidarioijc.com.br/), os voluntários recebem donativos, que são utilizados na compra dos brinquedos para as crianças.
Os brinquedos são comprados especialmente para cada criança, já que elas têm deficiência intelectual e precisam de produtos específicos. “Os próprios voluntários realizam essa compra, orientados pela equipe do Instituto Jô Clemente”, conta Souza.
A equipe voluntária também busca patrocinadores para o evento, como a rede de estacionamentos Multipark, Promopress Gráfica, FBB Corretora de Seguros, Revi Soluções Contábeis, entre outros. Camisetas e bandanas do evento são vendidas e o Instituto Jô Clemente disponibiliza pontos de coleta de doações (veja endereços abaixo), tudo para arrecadar fundos.
No dia do passeio, que será realizado em 3 de dezembro, os 250 motociclistas se reúnem na loja Harley-Davidson Autostar da Marginal Pinheiros, em Santo Amaro. Depois de um café da manhã, eles partem para a unidade do Instituto Jô Clemente no Ibirapuera, escoltados pela Polícia Militar. “É uma linda festa. As crianças piram quando veem o Papai Noel Motociclista, que faz a entrega dos brinquedos”, anima-se o coordenador do evento.
Tudo é organizado por voluntários, da campanha publicitária, realizada pela agência Dmais1, até o apoio do passeio, sediado pela Harley-Davidson Autostar. “E sempre cabem mais voluntários, porque nossa intenção é tornar o evento cada ano maior, beneficiando mais crianças e mais famílias”, pondera Leonardo de Souza.