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  • qui. nov 14th, 2024

ENEM: pessoas com dislexia terão atendimento especializado

ENEM: pessoas com dislexia terão atendimento especializado

Começa nesse domingo, 13, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio — ENEM, considerada a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas do país.
 

Em 2022, as provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, os estudantes terão cinco horas e meia para responder 90 questões das provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever a redação. Já no segundo dia, serão cinco horas para concluir as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Pessoas com Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) terão atendimento especializado assegurado pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que organiza o Exame e garante o direito a tempo adicional de 1h30 para a realização das provas, entre outros benefícios.

As pessoas com Dislexia também podem contar com um auxiliar para ajudar na leitura dos textos, além do auxílio para transcrever as respostas das provas objetivas.

Critérios para a redação

Elaborada pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), a cartilha do participante também assegura a adoção de critérios específicos de avaliação que considerem questões linguísticas relacionadas à dislexia durante a correção da redação.

Juliana Amorina, presidente do Instituto ABCD reforça que a conduta é um avanço: “Considerar as características linguísticas da dislexia no processo de correção da redação é um grande passo para garantir equidade na na prova. As habilidades e os talentos da pessoa com dislexia serão alcançados somente se reconhecermos suas dificuldades, eliminarmos as barreiras e cooperarmos para a construção de um ambiente mais justo e acolhedor.”

Habilidades

Transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, a dislexia é caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso das palavras, pela baixa habilidade de decodificação e soletração.

As dificuldades geralmente derivam de um déficit no componente fonológico da linguagem, muitas vezes surpreendente quando comparado a outras habilidades cognitivas e ao acesso à aprendizagem. Consequências secundárias podem incluir dificuldades na compreensão de texto e pouca experiência de leitura, o que impede o desenvolvimento do vocabulário e do conhecimento geral.

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