Entre os dias 14 e 17 de novembro, profissionais dos parques temáticos, zoológicos, aquários, museus, centros de ciências e atrações de todo o mundo estarão reunidos, em Orlando (EUA), para IAAPA Expo, a maior e mais representativa feira do setor. O evento espera reunir cerca de 1.000 expositores e mais de 25.000 profissionais da indústria e contará com palestras, workshops sobre tendências do mercado com as maiores empresas do setor e a presença dos principais executivos do segmento.
E, pela primeira vez, um case brasileiro será apresentado como referência em inclusão e acessibilidade. Trata-se do Parque da Mônica, o maior parque coberto da América Latina.
O Projeto de Inclusão do Parque da Mônica se iniciou em 2016 com uma série de adaptações para receber pessoas com deficiências física, visual, auditiva e intelectual, além do espectro autista e, continua em busca de soluções para que todos tenham acesso às experiências únicas oferecidas pelo empreendimento. Através de um comitê formado por colaboradores, associações do setor, além de pessoas com deficiência, se discutem ideias e iniciativas viáveis a partir de experiências e histórias reais para proporcionar um ambiente cada vez mais inclusivo.
Quem conduzirá a palestra, agendada para o dia 15 de novembro, será Fernanda Mascarim, head de inclusão do Parque da Mônica. A executiva abordará a jornada de transformação, iniciada ainda em 2016, um ano após a reinauguração no Shopping SP Market, em São Paulo.
“Nosso principal objetivo é oferecer aos nossos colaboradores e visitantes um ambiente de seguro, inclusivo e acessível a partir da adoção de boas práticas de desenvolvimento, segurança e diversidade, garantindo assim uma experiência de excelência durante a visitação”, comenta a executiva.
Dentre as ações já realizadas pelo parque, destaca-se a inauguração da Sala do Silêncio, um ambiente totalmente adaptado para reduzir efeitos de uma superestimulação sensorial. Adicionalmente, o Parque realiza, todos os dias, a Hora do Silêncio, quando são reduzidos os estímulos sonoros e visuais, de modo a garantir que os visitantes com espectro autista possam se ambientar da melhor forma, além de possuir mapa com audiodescrição, espetáculo musical com libras, site com todos os recursos para uma melhor visualização e navegação e muitas outras ações.
“Parte significativa do nosso tempo e investimentos anuais são direcionados para a inclusão de pessoas com deficiência, seja por meio de treinamentos, adaptações, compra ou instalação de dispositivos. Promover e facilitar o acesso é algo que deve permear as ações de todas as organizações”, finaliza Fernanda Mascarim.
SOBRE O PARQUE DA MÔNICA
Maior parque coberto da América Latina, com 12 mil m² e capacidade para atender 3.000 pessoas simultaneamente, está localizado no Shopping SP Market, na Zona Sul de São Paulo. Com o objetivo de proporcionar diversão para toda a família, o empreendimento conta com diversas atrações criadas a partir de conceitos temáticos, interativos e educativos, materializados em um ambiente que fortalece a interação entre pais e filhos. De forma lúdica, os visitantes têm experiências inesquecíveis com opções variadas de entretenimento com a Turma da Mônica