O DNET – Neuroepitelial disembrioplástico – é um tipo de tumor do sistema nervoso central de baixo grau e lento desenvolvimento, ocorre normalmente em crianças e adolescentes até os 20 anos, causando convulsões que não respondem a anticonvulsivos, apesar de não ser comum a presença de convulsões em crianças com menos de 10 anos, no entanto, seus sintomas podem variar a depender das características do tumor.
No entanto, apesar da incidência em crianças e adolescentes ser alta e apresentar convulsões com baixa resposta a medicamentos, o Pós PhD em neurociências e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela afirma que o DNET não altera a sobrevida do paciente no longo prazo.
“Apesar desses sintomas, o DNET possui um ótimo prognóstico ao paciente por não alterar a sobrevida no longo prazo mesmo em tumores não ressecados, e existem poucos relatos de recidiva local, mas para isso é fundamental realizar o diagnóstico e tratamentos corretos” ressalta.
O tumor é considerado um “tumor clioneural”, que significa que ele possui características das células gliais – células responsáveis por prover suporte estrutural ao sistema nervoso central – e células neuronais – células fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso.
Os principais exames utilizados para diagnosticar os tumores neuropiteliais dissebriônicos são tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e exames neurológicos, por ser um tumor benigno seu tratamento mais utilizado é a remoção cirúrgica.