No início da noite desta sexta-feira, 18, em um comunicado pelo Instagram, o IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia comunicou “inconsistência no sistema” que impossibilitou o agendamento das perícias médicas que o governo ‘obriga’ pessoas com deficiência a fazer, para ter acesso a isenção do IPVA de 2022.
Desde maio deste ano, o Instituto busca credenciar clínicas para essas perícias, que devem seguir um modelo de Avaliação Biopsicossocial criado apenas e somente em SP.
De acordo com a publicação, o IMESC afirma que “devido a inconsistências técnicas no sistema desenvolvido pela PRODESP para agendamento das perícias para isenção do IPVA, alguns atendimentos deverão ser reagendados. Isto posto, solicitamos a todos os usuários que já fizeram o agendamento confirmarem previamente e diretamente com as clínicas, até que haja a resolução. A Prodesp está trabalhando para solucionar todos os problemas em tempo hábil”.
O Diário PcD apurou que o agendamento havia sido feito até mesmo para o dia 24 de novembro, em pleno dia de jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Pessoas de todas as regiões do estado reclamam pela dificuldade do agendamento, pois apenas 15 (quinze) clínicas estão homologadas para fazer perto de 30 (trinta) mil perícias.
O prazo para que as pessoas com deficiência anexem o agendamento no site da SEFAZ – Secretaria da Economia e Fazenda vence em 30 de novembro.
“É humanamente impossível que o Governo cumpra o que ele mesmo criou. O principal estado da federação dá exemplos de incapacidade para dar ferramentas para que as pessoas busquem garantir as isenções”, afirmou o editor do Diário PcD em transmissão AO VIVO pelo canal no YouTube.
Na noite desta sexta-feira, 18, pessoas com deficiência de diferentes regiões do estado participaram do quadro DESABAFA PcD, narrando situações delicadas enfrentadas pelo segmento. Confira no link no final da matéria.
COMO REGISTRAR OS PROBLEMAS PARA O AGENDAMENTO
De acordo com especialistas ouvidos pelo Diário PcD, mesmo que tenha sido divulgado um comunicado por uma rede social do IMESC, as pessoas devem registrar suas preocupações em função do curto espaço de tempo para ter acesso a uma data de agendamento. A sugestão é que registrem as reclamações pelo Fale Conosco e Ouvidoria do Instituto pelos links: https://imesc.sp.gov.br/index.php/fale-conosco-imesc/ e https://www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/ComoPossoAjudar.aspx?cod_prestador=101
“Por sinal, quem registrar as reclamações, e se possível, enviem o print para o Diário PcD, pois estamos preparando uma nova manifestação as autoridades, relatando mais esse triste capítulo pela busca da isenção do IPVA. Enviem os comprovantes das reclamações para jornalismopcd@gmail.com”, afirmou o editor do Diário PcD.