Dezembro marca o dia internacional da pessoa com deficiência e, em constante evolução, a Claro acaba de abrir mais de 100 oportunidades de trabalho, exclusivas para pessoas com deficiência (PCD) e em diversas regiões do Brasil, para reforçar seu quadro de funcionários. As vagas, para atuar em várias unidades de negócio da companhia, incluem posições em lojas, área técnica, atendimento ao cliente e escritórios e contemplam diferentes perfis, níveis de escolaridade e áreas de atuação.
“Acessibilidade e inclusão são compromissos da Claro, que estão presentes no dia a dia da companhia e se refletem nos produtos e serviços que oferecemos, assim como em nosso time de colaboradores. Temos trabalhado ativamente em prol de uma sociedade que tenha mais pontes e menos barreiras para as pessoas com deficiência”, afirma Rodrigo André, diretor de RH da Claro.
Inclusão na prática
Atualmente, o time de colaboradores do Grupo, que engloba a Claro, a Hitts e a BCC, conta com mais de 1.500 funcionários com algum tipo de deficiência, alocados em áreas diversas e ocupando posições de diversos níveis hierárquicos. “O mais importante é saber que essas pessoas constroem uma jornada com a gente. Entre os funcionários com deficiência, 81% têm mais de 3 anos de empresa e 61% estão conosco há mais de 5 anos. Isso demonstra que eles encontram um ambiente inclusivo, acolhedor e preparado para o desenvolvimento de seus talentos”, diz André.
O comprometimento com acessibilidade e inclusão faz parte dos valores da empresa e permeia diversas iniciativas implementadas, tanto para o público interno, como para seus clientes, que podem contar, por exemplo, com: produtos customizados para suas necessidades, como planos de celular para pessoas com deficiência auditiva; atendimento acessível em lojas físicas e também em canais online, com fatura em Braille, atendimento por chat ou videochamada em Libras; disponibilização de uma Central de Intermediação de Comunicação, que atende o cliente em Libras ou por mensagem e faz a ponte entre o serviço que não dispõe de acessibilidade e a pessoa com deficiência auditiva, pode ser usado para contatar desde serviços de emergência até agendamento de consultas ou para pedir uma pizza, por exemplo. Além disso, a operadora ainda oferece um curso online de Libras, que está entre os conteúdos mais acessados da plataforma Claro cursos, está entre os parceiros do Teleton há seis edições e nesta edição da Copa do Mundo inovou com trazendo as primeiras transmissões de TV do mundial acessíveis a pessoas com deficiência no Brasil, com recursos de audiodescrição, legendas e tradução em Libras.
Pela atuação na área de acessibilidade e inclusão, a empresa foi reconhecida em premiações recentes, como o XXII Prêmio ABT, na categoria Responsabilidade Social, com o case Acessibilidade e Inclusão, e o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022, iniciativa que analisa e reconhece as empresas do setor que contam com os ambientes físicos e virtuais de atendimento mais amigáveis às pessoas com deficiência e que investem em ações para incentivar, divulgar ou assegurar os direitos de acessibilidade da população.
As pessoas interessadas em fazer parte do quadro de funcionários da Claro devem se inscrever no banco de talentos, disponível no site – https://www.claro.com.br/institucional/trabalhe-conosco
Entre os benefícios aos quais os futuros colaboradores terão acesso, estão: assistência médica e odontológica; auxílio para patologias graves e benefício farmácia; programa de apoio pessoal; vale refeição e vale alimentação; vale transporte; auxílio creche/babá; auxílio para dependente com deficiência; previdência privada; seguro de vida; desconto sobre mensalidade de serviços Claro e de parceiros; programa de reconhecimento por tempo de casa; jornada flexível e kit de final de ano.