No dia 3 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que busca ampliar a visibilidade e o debate sobre a acessibilidade, para garantir a inclusão e conscientizar a sociedade sobre os direitos.
De forma a dar mais apoio e visibilidade para a narrativa de pessoas com deficiência, a Amazon Alexa anunciou o Portal de Acessibilidade Alexa, uma página que ressalta os recursos disponíveis que ajudam as pessoas a permanecerem mais conectadas e terem mais autonomia. Além disso, lançou vídeos com “Histórias com Alexa” em que clientes que convivem com a IA contam sobre suas jornadas, tendo como pano de fundo o suporte da tecnologia por voz em suas rotinas.
Alexa, a inteligência artificial por voz da Amazon, já faz parte da vida de muitas pessoas com deficiência e também de profissionais que atendem a este público, como facilitadora e aliada. A tecnologia de Alexa atua nas rotinas de pessoas com deficiência visual ou motora, por exemplo, que passam a solicitar ações usando apenas a voz. Para pessoas com habilidades cognitivas reduzidas, a inteligência artificial funciona como estímulo e também como assistente para lembrar de tarefas do dia a dia, como tomar um remédio, ou ligar para um familiar para dar notícias.
Histórias com Alexa
As “Histórias com Alexa” foram criadas pensando em trazer uma maior visibilidade para o tema da acessibilidade, com histórias de clientes reais que utilizam a tecnologia de Alexa no dia a dia, mostrando como a inteligência artificial pode facilitar e agregar à vida das pessoas.
Uma delas é sobre o Bruno, que se locomove por meio de cadeira de rodas há 21 anos, por conta de um acidente de carro que o deixou paralisado da cintura para baixo. Apesar de ter uma boa autonomia, é pela Alexa que ele consegue abrir e fechar cortinas, acender e apagar as luzes e controlar outros dispositivos de casa inteligente compatíveis com Alexa com muito mais facilidade.
As outras histórias da série estarão disponíveis no canal do YouTube Alexa Brasil e nas redes sociais de Alexa no Instagram alexa_br e no Twitter alexabr, a partir de hoje. Além disso, foi lançada no canal do YouTube Alexa Brasil uma playlist de vídeos acessíveis com dicas de configuração de Alexa e como usar outros recursos, e os posts do Instagram alexa_br passam a contar com descrição de imagem para que pessoas com deficiência visual possam ver e acompanhar as mensagens de Alexa na rede social.
A Amazon Brasil convida a todos a compartilharem suas histórias postando nas redes sociais com a #HistóriasComAlexa. Quem sabe a sua não pode ser a próxima história destacada, inspirando novas pessoas?
Recursos acessíveis
Alexa se torna cada dia mais parte da vida dos clientes, seja verificando o clima, automatizando tarefas, informando as notícias, fazendo ligações para família e amigos, e mais. A conexão com dispositivos de casa inteligente compatíveis com Alexa permite que tarefas como acender ou apagar as luzes ou ligar ou desligar o ar condicionado se tornem mais cômodas e autônomas. Tarefas como essas que exigiam deslocamento motor, passaram a ser possíveis apenas com o comando de voz.
Atualmente, temos Skills – aplicativos de voz – que ajudam na acessibilidade, como é o caso das finalistas do Prêmio Alexa de Acessibilidade: “Arte Além da Visão”, que foi criada para dar a pessoas com restrições visuais acesso fácil para apreciar pinturas; “Memória Sonora”, jogo focado em reabilitação cognitiva; e “Onde guardo isso?”, que visa auxiliar pessoas a lembrarem onde seus objetos foram guardados.
Veja abaixo alguns recursos presentes no Portal de Acessibilidade Alexa. Para saber mais detalhes e como ativá-los, acesse amazon . com . br / acessibilidadealexa.
- Mobilidade: a conexão com os mais de 750 dispositivos compatíveis com Alexa torna mais fácil atividades do dia a dia. Com esses dispositivos, é possível criar Rotinas (uma forma de Alexa executar uma série de ações automaticamente), onde é possível, através de um comando de voz ou gatilho, acender e apagar as luzes, trancar as portas e ligar o ar-condicionado, por exemplo.
- Visão: existem recursos que facilitam o uso dos dispositivos Echo para os clientes cegos ou que possuem baixa visão. Alexa pode ler os livros da biblioteca Kindle, por exemplo. Para isso, basta pedir “Alexa, leia meu livro Kindle”. “Alexa, onde está meu celular?” também pode ser muito útil para pessoas com deficiência visual encontrarem seus dispositivos em casa. Para isso, tanto o dispositivo quanto o celular devem estar na mesma conta. E se criar listas de compras através de Alexa já é um recurso que facilita a vida das pessoas, o fato de compartilhá-las torna isso ainda mais fácil. Os clientes podem usar a voz para criar e acessar suas listas de compras em qualquer dispositivo Echo e no aplicativo Alexa. O Modo Resposta Curta é uma forma de configurar os dispositivos Echo para que Alexa use sons para confirmar que ouviu uma solicitação.
- Audição: os clientes que possuem perda total ou parcial da audição podem definir o ritmo de conversação preferido, caso Alexa esteja falando muito rápido ou muito devagar. Para isso, basta pedir “Alexa, fale mais devagar”, “Alexa, fale mais rápido”, ou “Alexa, fale na velocidade padrão”. É possível também selecionar a opção das Legendas para realizar chamadas de vídeo legendadas em dispositivos da família Echo Show, definindo tamanho, cor, fonte e outras características de sua escolha (recurso disponível em português, inglês, espanhol e francês), para ver vídeos ou para transcrever tudo o que Alexa fala.
- Fala: o recurso Toque e Ative Alexa permite que as pessoas interajam com Alexa usando toque ao invés de voz nos dispositivos da família Echo Show. Existe ainda a opção de pedir comandos para Alexa através do aplicativo sem usar a voz, apenas digitando o comando.
Segurança e privacidade
Todos os dispositivos Amazon, incluindo a família Echo e Fire TV, são projetados com a privacidade em mente. Em dispositivos com Alexa, há controle de microfone, capacidade de visualizar, excluir gravações de voz, entre outras. Para saber mais sobre os recursos que fornecem transparência e controle sobre sua experiência com Alexa, acesse: amazon . com . br / privacidadealexa.