A AGNU – Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou na última semana, por aclamação, resolução apresentada pelo Brasil, com o apoio da Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In), e da Aliança Internacional sobre Deficiência (IDA, em inglês), sobre comunicação simples para a acessibilidade de pessoas com deficiência intelectual e dificuldade de leitura.
Argentina, Egito, El Salvador, Grécia, Guatemala, Filipinas e Portugal uniram-se ao Brasil como copatrocinadores da proposta. O tema também contou com amplo apoio de outros estados membros.
Intitulada “Promovendo e integrando uma comunicação fácil de entender para acessibilidade de pessoas com deficiência”, a resolução tem como base a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada no Brasil em 2009.
A comunicação fácil de entender, mais conhecida como linguagem simples, já vem sendo usada no Brasil em órgãos do executivo, legislativo e judiciário. A técnica reúne orientações sobre redação, estrutura, desenho e validação de textos, tornando a informação acessível a pessoas com dificuldade de compreensão de leitura.
Fonte: https://www.gov.br