fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Luva tecnológica permite que público PCD opere máquina de costura

Luva tecnológica permite que público PCD opere máquina de costura

Hoje, o Brasil conta com mais de 17 milhões de pessoas com deficiência (PCD), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pryscila Reis, de 25 anos, faz parte dessa parcela da população. A jovem moradora de Juiz de Fora (MG) nasceu com uma deformidade do tubo neural, chamada Espinha Bífida com Mielomeningocele, o que faz com que ela use cadeira de rodas. Formada em Design de Moda, desde muito pequena é admiradora de trabalhos artesanais e tudo que é feito manualmente. “Minha mãe e minha avó materna sempre me inspiraram muito e foi aí que começou o meu contato com a costura, pintura, bordado, tricô, entre outros. Sem contar que na minha casa, temos mais de 10 máquinas antigas como decoração. Minha paixão pelo setor começou cedo e me levou a estudar mais sobre e ter como minha profissão. Fui ganhadora de dois prêmios em desfiles no final de semestre pelo trabalho que confeccionei. E atualmente também costuro fazendo artesanato, além de outras coisas que gosto”, comenta Pryscila.

Agora, ela terá ainda mais mobilidade e facilidade para realizar o que tanto ama. Em outubro deste ano, a jovem teve a oportunidade de testar e costurar com o auxílio da Hands On, uma luva tecnológica adaptada para o público PCD costurar sem fazer uso do pedal.

O equipamento recém-lançado é produzido pela Welttec, empresa catarinense referência no setor de máquinas, e voltado para pessoas com mobilidade reduzida nos membros inferiores ou que não tenham mobilidade.

A empresa já está preparando o envio para a casa da jovem de uma máquina de costura industrial Jack A4F, da marca Jack Sewing Machine Co., a maior do segmento no mundo, e único modelo atual compatível com a luva Hands On. “Minha máquina atual foi adaptada para eu costurar e faço isso com o cotovelo. Ter contato com a nova tecnologia, através da luva, foi fascinante, posso dizer que é uma experiência única e com certeza agora que ganharei uma igual, vou poder fazer muitas outras coisas. Essa novidade marca um novo tempo na vida daqueles que tem mobilidade reduzida, e para as pessoas com deficiência.

Fico feliz por ter sido uma das inspirações para a criação e creio que vai abrir portas para que muitas pessoas possam se sentir verdadeiramente incluídas no mercado de trabalho”, ressalta.

Com a Hands On, o intuito da empresa é trazer ainda mais acessibilidade e inclusão ao mercado de trabalho, tanto para quem trabalha de forma autônoma quanto para as empresas têxteis que agora podem oferecer mais essa possibilidade dentro dos setores operacionais. “Víamos essa necessidade muito latente no mercado têxtil. O público PCD pode ser incluído em diversos setores, basta a indústria trabalhar por mudanças e novidades com essa. Sem contar no público que trabalha em casa, novas possibilidades que surgem com a luva. Fizemos um produto que é fácil de conectar e de usar. Junto com a Pryscila queremos ajudar a disseminar essa informação de que todos podem e conseguem ir além”, comenta Eduardo Elias Martins, CEO do Grupo ENM, composto pelas empresas Welttec, Link Comercial, Zee Rucci e ENM Comércio.

Conheça mais a Hands On

A Hands On foi desenvolvida em parceria com a Tnah, empresa de soluções tecnológicas para a indústria 4.0. A luva é formada por uma placa eletrônica, baterias e sensores, envolta por tecido poliamida. O sensor que dá os comandos para a máquina fica no dedo indicador, onde é possível controlar e regular o uso. O funcionamento acontece através de conexão bluetooth, realizado por meio de um controlador que é preso à máquina. A configuração e a conexão são feitas de forma fácil e rápida, em cerca de cinco minutos. “A comunicação sem fio facilita a operação e pelo comando da mão não ocorre delay nos comandos que são repassados à máquina. Nesse formato e com essa tecnologia, a Hands On se torna uma luva inédita no Brasil”, comenta o diretor da Tnah, Gustavo Guimarães de Souza,.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *