fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Aeroporto Regional de Maringá aposta em tecnologia para comunicação com surdos

Aeroporto Regional de Maringá aposta em tecnologia para comunicação com surdos

Quatro dos dez melhores aeroportos do mundo estão no Brasil.

O ranking internacional realizado pela empresa AirHelp, especializada em direitos de passageiros aéreos, divulgado no dia 12 de dezembro, analisou 151 terminais em todo o mundo, com a participação de 10 mil usuários em 30 países. A pesquisa foi estruturada em três temas centrais: pontualidade, opinião dos clientes quanto aos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e lojas e restaurantes.

O brasileiro mais bem colocado é o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife/Guararapes (PE), na segunda posição, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tóquio. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), aparece na quarta colocação. Os aeroportos Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), e Congonhas, em São Paulo (SP), foram listados em sexto e sétimo lugares, respectivamente. Apesar de não ter sido citado na pesquisa, o Aeroporto Regional de Maringá (PR) aposta numa moderna tecnologia, que permite a comunicação por videoconferência com as pessoas surdas e uma central com intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo Cleber Santos, CEO da empresa brasileira Helpvox Connect (https://helpvoxconnect.com.br/), os aeroportos em geral ainda pecam no atendimento às pessoas surdas. Esse cenário está sendo mudado aos poucos, apesar das inúmeras tecnologias disponíveis no mercado e que podem ser implantadas de forma rápida e funcional. “Há dois anos, instalamos um totem interativo no Aeroporto Regional de Maringá, que conecta as pessoas surdas com um intérprete em Libras em tempo real a fim de sanar dúvidas sobre voos, passagens entre outros assuntos. O direito de ir e vir é garantido pela Constituição Brasileira e isso deve ser respeitado, portanto é importante que as empresas enxerguem todas as pessoas como consumidoras e prestem serviços de qualidade”, comenta o CEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *