Com o intuito de retratar as histórias de vida de pessoas que buscam oportunidades, inclusão social e, sobretudo, respeito para si e para com seus sonhos, o Museu da Pessoa desenvolveu o Projeto “Diversidade e Inclusão”. A iniciativa conta com o patrocínio incentivado, pelo segundo ano consecutivo, da EY Brasil, uma das maiores empresas de serviços profissionais do mundo.
Como resultado desse trabalho foram feitos os registros audiovisuais de 10 histórias de vida de pessoas que se relacionam com o tema e, a partir desse material, foram montados vídeos curtos e uma série de podcasts.
Ricky Ribeiro, fundador do Mobilize Brasil e pessoa com esclerose lateral amiotrófica (ELA), foi um dos entrevistados pelo projeto. Em seu depoimento, ele conta que “pouco tempo depois que a cadeira de rodas motorizada chegou me perguntaram onde eu gostaria de ir em meu primeiro passeio. Sem titubear, respondi que seria na Avenida Paulista num domingo. Afinal, a Paulista aberta à população, aos pedestres, bicicletas e livre dos carros havia sido uma luta minha e do Mobilize, ao lado de tantas outras organizações em prol da mobilidade urbana sustentável. Eu senti uma realização indescritível ao circular com a minha cadeira motorizada na ciclovia que se tornou um símbolo de São Paulo e fiquei feliz da vida ao ver minha sobrinha Nicole, então com quatro anos, explorar tudo quanto é lugar com sua pequena bicicleta.”
A produção deste projeto foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, no contexto do Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa (PRONAC 20.4741), por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com patrocínio da EY Brasil e realização do Museu da Pessoa.
“Nesta edição, mergulhamos em histórias de vida de pessoas com deficiência que querem ser ouvidas pelo o que, simplesmente, são: pessoas. O projeto Diversidade e Inclusão buscou traçar um panorama das vivências também de quem convive e cuida de PCD’s, bem como quem tem a missão de ajudá-los em sua trajetória profissional”, comenta Rosana Miziara, relações institucionais e governamentais do Museu da Pessoa.
“De forma contínua e sustentável temos dedicado esforços para avançar com nosso compromisso de acelerar a diversidade, equidade e inclusão — fazendo da EY um lugar onde as diferenças são valorizadas e as pessoas se sintam seguras para serem elas mesmas e contribuir com o seu melhor. Ficamos orgulhosos em possibilitar o compartilhamento de histórias que inspiram a mudança social que precisamos a fim de que mais empresas e pessoas aliam-se ao propósito de construir um mundo mais inclusivo para todos”, encerra Maithe Paris, líder em Diversidade, Equidade e Inclusão e Responsabilidade Corporativa da EY para América do Sul.
Sobre o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.
Sobre a EY
A EY existe para construir um mundo de negócios melhor, ajudando a criar valor no longo prazo para seus clientes, pessoas e sociedade e gerando confiança nos mercados de capitais. Tendo dados e tecnologia como viabilizadores, equipes diversas da EY em mais de 150 países oferecem confiança por meio da garantia da qualidade e contribuem para o crescimento, transformação e operação de seus clientes. Com atuação em assurance, consulting, strategy, tax e transactions, as equipes da EY fazem perguntas melhores a fim de encontrarem novas respostas para as questões complexas do mundo atual.
A EY tem também uma meta ambiciosa de impactar positivamente 1 bilhão de pessoas até 2030, através do seu programa de responsabilidade corporativa, EY Ripples, plataforma que permite que os colaboradores se envolvam em iniciativas comunitárias e sociais mais amplas. Para saber mais como a EY tem gerado valor no longo prazo para seus stakeholders, acesse o nosso relatório EY Value Realized, relatório integrado que apresenta nossos resultados nos pilares do ESG de acordo com as métricas do World Economic Forum — International Business Council Stakeholders Capitalism Metrics.