fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Cultura inclusiva como mola propulsora para a diversidade

Cultura inclusiva como mola propulsora para a diversidade

Para entender como a pauta de DIEP (Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento) está sendo trabalhado dentro das organizações, a CKZ Diversidade se juntou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) e à ABRH Brasil – Associação Brasileira de Recursos Humanos e desenvolveu a pesquisa “Cultura inclusiva como mola propulsora para a diversidade”.
 

Um indicativo positivo da pesquisa é de que 64% das pessoas participantes afirmam que suas empresas trabalham políticas de diversidade e inclusão (D&I) de alguma forma, com outros 52% concordando que suas empresas trabalham com valores de equidade e individualidade entre seus colaboradores e colaboradoras. No entanto, quando questionados sobre a existência de planos de sucessão com foco em grupos minorizados (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas LGBTI+), apenas 18% afirmaram que essas ações são praticadas.
 

Portanto, apesar do tema ter se tornado um tópico de conversa dentro das empresas, a causa ainda não foi estruturada e não está sendo trabalhada com intencionalidade. A falta de um plano efetivo, com metas e prazos a serem cumpridos, acaba demonstrando que, muitas vezes, o discurso não está de fato alinhado com as ações da empresa. É preciso criar um ambiente com segurança psicológica, onde as pessoas se sintam pertencentes e respeitadas, pensando em suas individualidades. Apenas 26% das pessoas participantes afirmam que há profissionais de grupos minorizados ocupando posições de alta liderança na empresa.


Apesar das conquistas que a causa da DIEP teve nos últimos anos, ainda há muito trabalho a ser feito e ela não pode ser deixada em segundo plano. Os grupos minorizados conquistaram um espaço nas organizações, agora é preciso criar ambientes inclusivos com políticas e planos de ações para tornar as empresas um espaço de segurança psicológica e pertencimento, onde essas pessoas se sintam acolhidas e cresçam junto com a organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *