O brasileiro adora espiar tudo o que acontece dentro da casa do Big Brother, reality que há mais de 20 anos é sucesso de audiência na Globo. Mas nesse BBB 23, uma curiosidade sobre o que um dos participantes faz fora da casa tem movimentado as redes sociais, rendendo muitos memes e comentários. Trata-se da profissão da paulista Sarah Aline, que integra o time de anônimos desta edição do BBB.
Sarah se apresenta como psicóloga e analista de diversidade. Mas, o que faz mesmo esse profissional? Eis a pergunta que está circulando nas redes.
Por ser uma carreira nova, que nasceu da necessidade cada vez maior das empresas apostarem na diversidade e inclusão para se manterem competitivas no mercado, a maioria das pessoas ainda desconhece como atua, exatamente, um analista de diversidade. E já que a curiosidade é grande, vale a pena explicar…
O analista de diversidade e inclusão atua normalmente junto ao RH, sendo responsável por ajudar as empresas a oferecerem aos seus colaboradores um ambiente de trabalho livre de preconceitos, onde todos se sintam acolhidos e representados. E como a realidade de grande parte das corporações ainda não espelha, de forma natural, a diversidade da nossa população, cabe a esse profissional traçar estratégias para que todos os grupos de brasileiros minorizados, como negros, LGBTQIA+, mulheres e pessoas com deficiência, estejam incluídos de forma paritária nos diversos departamentos da empresa.
Entre as principais atividades de um analista de diversidade e inclusão estão mapear a força de trabalho dentro da organização, de forma a quantificar e entender quais desses grupos estão sub-representados. Para isso, recorre a pesquisas e censos demográficos, promove conscientização e treinamentos, engaja a alta liderança, estimula a contratação de talentos variados e ajuda a empresa a desenvolver produtos e serviços mais inclusivos. Além da elaboração do mapeamento, esse profissional define as estratégias para a contratação, desenvolvimento e promoção dos grupos minorizados dentro das corporações.
“Como a questão da diversidade e inclusão vem ganhando importância cada vez maior no mundo corporativo, a necessidade de as empresas contarem com um analista nessa área dentro do RH é real”, ressalta Deives Rezende Filho, CEO e fundador da Condurú Consultoria, especializada em projetos e treinamentos focados em D&I.