O jornalista e Militante dos direitos das pessoas com deficiência Antônio José Ferreira, foi nomeado na última quinta-feira, 8, para a coordenação-geral de gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Na gestão de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016, Ferreira foi secretário nacional da pasta e responsável pela elaboração do Plano Viver Sem Limites, projeto de lei que incentivava todas as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no País.
Em entrevista disse que “uma enorme alegria regressar após seis anos à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde terei a oportunidade de coordenar políticas públicas que contribuirão para a melhoria de vida de mais de 30 milhões de pessoas com alguma deficiência em nosso país. Sem dúvida uma grande honra, mas, também um enorme desafio”.
Em Goiânia, em 2017, a convite do então prefeito Iris Rezende, Antônio José Ferreira ocupou a Superintendência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Goiânia. Ele permaneceu no cargo até 2022, já na gestão de Rogério Cruz. Entre os projetos coordenados na capital está a criação de uma Central de Interpretação de Libras para auxílio em órgãos públicos de pessoas surdas.