fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Autores com deficiência intelectual lançam livros infantis às vésperas do Dia Internacional da Síndrome de Down

Autores com deficiência intelectual lançam livros infantis às vésperas do Dia Internacional da Síndrome de Down

Às vésperas do mês da Síndrome de Down, celebrado em março no mundo todo, dois livros infantis, escritos por autores com deficiência intelectual, foram lançados pelo Instituto Serendipidade, Leiturinha e Instituto Simbora Gente. Voltado para o público de 4 a 6 anos, “Vamos Montar uma Banda” conta como animais de diferentes espécies se reuniram para alegrar o mundo com seus instrumentos. Já “Simbora, tá na hora!”, indicado para crianças maiores, de 6 a 8, diverte toda esta faixa etária com uma história envolvendo uma turma que ficou trancada fora de casa e tenta resolver o problema.

Para chegarem às duas histórias, os 11 autores participaram de oficinas de escrita criativa com o jornalista e escritor Marcelo Jucá, com foco no conto cumulativo. As ideias fluíram com naturalidade, já que a turma já estava entrosada: todos são autodefensores do Instituto Simbora Gente, ativistas com deficiência intelectual que estudam e praticam seus direitos e deveres como cidadãos.

 “Nos reunimos e fomos anotando várias ideias que surgiram durante o processo criativo do grupo. Adoramos todas e foi difícil escolher”, diz Ariel Goldenberg, um dos escritores, que dá mais detalhes sobre uma das histórias. “Ficamos presos do lado de fora do instituto, a chave emperrou na fechadura. E acabamos partindo deste fato real para escrever um dos livros, nos inspiramos no dia a dia”.

Milhares de exemplares das duas obras já foram enviados aos assinantes do clube Leiturinha e agora o público geral pode adquirir os livros no site, por R$ 49,90 cada exemplar. (https://loja.leiturinha.com.br/produto/livro-simbora-ta-na-hora-original-leiturinha/ e 

https://loja.leiturinha.com.br/produto/livro-vamos-montar-uma-banda-original-leiturinha/).

Alunos de escolas públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro terão acesso gratuito a “Simbora, tá na hora!”, ilustrado por Cris Eich, ea “Vamos Montar uma Banda”, com desenhos de Guilherme Lira. O Instituto Serendipidade vai distribuir gratuitamente os dois livros a cerca de 6.500 colégios dos dois estados, numa iniciativa que, segundo Henri Zylberstajn, fundador do Serendipidade, “é fundamental para mostrar à sociedade que todas as pessoas, independente de suas características, são capazes de fazer o que querem – basta que tenham oportunidades”.

 Os dois livros fazem parte do projeto da Leiturinha de trazer diversidade e inclusão social para seus conteúdos. 

Sobre a Leiturinha

A Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil. Criada em 2014, ela promove o hábito da leitura compartilhada para 170 mil famílias, em mais de 5.100 cidades brasileiras. A atuação da Leiturinha se baseia no incentivo à leitura e na excelência da curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Em seu catálogo de publicações originais, os Originais Leiturinha, o clube busca valorizar a literatura nacional e a diversidade nas obras.

Sobre o Instituto Serendipidade

O Instituto Serendipidade atua em todo o Brasil a partir de programas próprios que atendem diretamente famílias de pessoas com deficiência intelectual e através da geração de valor, multiplicando impacto social para mais de 1 milhão de pessoas por meio de apoio operacional, estratégico e financeiro.Ele foi criado em 2018, quando Marina e Henri Zylberstajn foram pegos de surpresa com o diagnóstico de síndrome de Down, não diagnosticada durante a gestação, do filho caçula Pedro, o Pepo. Hoje, os programas próprios da organização são: Projeto Laços, Programa de Iniciação Esportiva e Programa de Envelhecimento Saudável. O instituto também é co-fundador da Escola de Impacto (em parceria com a ONG Turma do Jiló).

Sobre o Instituto Simbora Gente

O Instituto Simbora Gente tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, reduzindo a invisibilidade social da Pessoa com Deficiência através da fomentação de convívio inclusivo para que a causa fique cada vez mais conhecida e para que as pessoas passem a encarar as necessidades específicas de cada um de uma forma mais natural do que se é vista hoje. O Instituto Simbora Gente realiza o atendimento de cerca de 100 famílias e promove atendimentos psicológicos, sociais, terapêuticos, atividades culturais e de lazer, cidadania, empregabilidade, acolhimento e orientação, entre outros. Também realiza palestras, simpósios, oficinas e diversas outras ações externas ressaltando a importância de vivências inclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *