“Recebemos com alegria a sanção do Governador Tarcísio de Freitas à Lei 17.644/2023, proposta pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, a ser comemorado, anualmente, em 11 de abril. A doença de Parkinson é uma condição neurológica que afeta os movimentos e as funções cognitivas”, afirmou Erica Tardelli, Presidente da Associação Brasil Parkinson.
O principal sintoma é a lentidão de movimento, mais tremor, rigidez muscular e alteração postural; além de alterações não motoras como constipação intestinal (intestino preso), diminuição do olfato e alterações neurocognitivas.
A doença de Parkinson é progressiva e degenerativa, usualmente diagnosticada em pessoas com mais de 60 anos, mas cada vez mais comum entre os jovens.
De acordo com a Associação, “estima-se que no Brasil 200 mil pessoas sofram com o problema e aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tenha a doença, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Informar a sociedade sobre seus sintomas é fundamental para a busca de ajuda de uma equipe multidisciplinar especializada no tempo correto, e para a realização de um tratamento adequado, uma vez que apesar de não ter cura até o momento, o exercício físico aeróbico de moderado a intenso, 150 min por semana, se mostrou cientificamente eficaz para retardar a velocidade de evolução da doença”.
Em São Paulo, há 37 anos a Associação Brasil Parkinson oferece atendimento multidisciplinar especializado para seus associados.
www.parkinson.org.br