Os problemas ocasionados no site do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia do Estado de São Paulo entre às 21h e 00h do dia 28 de fevereiro foi “que devido a uma falha técnica no sistema, a plataforma do IMESC parou os agendamentos dos pedidos de isenção do IPVA (PcD), encerrado em 28 de fevereiro, às 21h, e não 00h, como deveria acontecer”.
O fato foi apontado ao vivo no Diário PcD que mostrou que as pessoas com deficiência que estavam ‘obrigadas’ a fazer o agendamento para nova perícia, em busca da isenção do IPVA de 2022 e 2023, estavam impedidas de dar continuidade no processo das agendas e passariam a estar ‘condenadas’ a pagar o imposto dos dois anos, em uma única parcela.
De acordo com a informação da Assessoria de Comunicação do Instituto, “a Prodesp, responsável pelo sistema, informou que os cidadãos que tentaram acesso neste período não serão prejudicados. Todos os 164 PcD já foram identificados e irão receber aviso por e-mail e ter o sistema liberado para que possam concluir as solicitações”.
“E quem desistiu de fazer o agendamento após as 21h porque teve a informação que estavam suspensos? Como o IMESC e a Prodesp identificarão essas pessoas? Só no canal do Diário PcD, que mostrou ao vivo o fato, são mais de 1,1 mil pessoas que constatarão que não tinha mais o que fazer! Por sinal, temos vários pessoas que tentaram o agendamento entre 21h e 00h e até agora não receberam nenhuma mensagem. Com um sistema que custou mais de R$ 3 milhões de reais é tão falho assim!”, afirma o jornalista Abrão Dib, editor do Diário PcD.
Na mesma nota do IMESC, informa que “embora ter havido o problema técnico, foram realizados 40.274 agendamentos, dos 42 mil previstos, até a data limite de fevereiro. O Instituto registrou também 21.688 laudos expedidos, e que 36.458 vagas estão liberadas”.
CONTRADITÓRIO OFICIAL
Os números informados pelo IMESC, que pertencente a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania não são os mesmos divulgados pela Comunicação Social da SEFAZ – Secretaria da Fazenda e Planejamento. Em nota que o Diário PcD teve acesso, aponta que “há, ainda, 38.865 agendamentos efetuados”. Para o IMESC são “35.458 vagas liberadas”. Uma diferença de mais de 3 mil agendamentos.