- Por Ana Sofia Gala
Todas as vezes que ouvimos sobre acessibilidade nas empresas, o primeiro pensamento que vem à cabeça é “Deve ser caríssimo!’”, “Poxa, imagina ter que adaptar toda a empresa, vai demorar muito!“. Pois a verdade é: quando as adaptações para pessoas com deficiência são planejadas e incorporadas ao projeto, os investimentos em acessibilidade não passam de 0,2% dos gastos gerais.
Mesmo quando adaptações são necessárias, o preço delas em comparação ao projeto inicial é muito pequeno – mas fazem uma diferença enorme na vida de quem depende delas para interagir socialmente. Então vem com a gente para saber mais sobre como e porque investir em acessibilidade!
O que é acessibilidade?
Segundo o Governo Federal brasileiro, acessibilidade é incluir pessoas com deficiência na participação de diferentes atividades, como o uso de produtos, serviços e informações. Indo além desse conceito básico, acessibilidade é promover a independência de pessoas com deficiência.
A acessibilidade pode ser separada em diferentes tipos, e todos eles são muito importantes para incluir as pessoas com deficiência na sociedade e dar a elas autonomia para realizar atividades do dia a dia. Alguns dos principais tipos são a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e digital!
O que é promoção da acessibilidade?
Agora que você já sabe o que é acessibilidade, pode estar se perguntando como colocá-la em prática. Vamos dar alguns exemplos para te ajudar a entender. Já adiantamos que são ações super simples que você pode realizar no dia a dia, seja como uma empresa ou como indivíduo.
Por exemplo, instalar uma rampa para ajudar quem está carregando uma mala pesada a não ter que usar as escadas, é uma ação de promoção de acessibilidade. Incluir legendas em vídeos para auxiliar quem não consegue ouvir o áudio, seja por questões técnicas ou por estar em lugares públicos sem fones de ouvido, é outro exemplo.
Promover a acessibilidade é realizar essas ações que tornam as atividades mais acessíveis, mais fáceis de serem feitas de acordo com a necessidade de cada pessoa. Como você pôde perceber, a acessibilidade é ótima também para pessoas sem deficiência, além de ser essencial para quem de fato possui alguma deficiência. Ainda, podemos promover a acessibilidade ao levantar essa bandeira nos nossos círculos de amigos e familiares, e nas nossas empresas também!
Quais são os recursos de acessibilidade?
Existem vários recursos de acessibilidade por aí, que atendem diferentes públicos e necessidades. Todas elas são igualmente importantes, viu?
Acessibilidade para pessoas com deficiência física
Para pessoas com deficiência física, os recursos mais comuns são os arquitetônicos, que incluem rampas de acesso, vagas exclusivas de estacionamento mais próximas às entradas dos estabelecimentos e elevadores.
Acessibilidade para pessoas com deficiência visual
Já para quem tem deficiência visual, os recursos mais encontrados por aí são a audiodescrição, que ajudam a descrever o contexto e ambiente de algum evento ou conteúdo audiovisual, e os audiolivros, que também são bastante úteis para quem tem dislexia. Ainda, os pisos táteis que auxiliam na locomoção e os leitores de tela que são super importantes dentro da acessibilidade digital!
Acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva
Para completar, não poderíamos deixar de falar sobre os principais recursos de acessibilidade para quem tem deficiência auditiva. Já falamos como as legendas, ou closed caption (CC), são úteis, traduzindo em texto a fala de personagens e outros sons dentro do contexto dos conteúdos audiovisuais. A presença de intérpretes, ou tradutores virtuais, de Libras também é essencial, seja em ambientes físicos ou digitais, já que 80% das pessoas surdas do mundo não são fluentes nas línguas escritas e dependem das Línguas de Sinais para obter informação.
Empresas são obrigadas a adotar a acessibilidade?
Talvez seja uma surpresa para você, mas a resposta dessa pergunta é sim! De acordo com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), acessibilidade faz parte da legislação brasileira e deve ser seguida pelas empresas, independentemente do seu segmento e área de atuação. Por exemplo, a acessibilidade é obrigatória em eventos e estabelecimentos culturais, e todas as organizações podem ser multadas pela falta de recursos de acessibilidade e de atitudes discriminatórias.
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