fbpx
  • ter. abr 23rd, 2024

Mundo perde Judy Heumann, ativista pelas causas da pessoa com deficiência que participou do filme Crip Camp

Mundo perde Judy Heumann, ativista pelas causas da pessoa com deficiência que participou do filme Crip Camp
  • Por Geraldo Nogueira

Acordo com a triste notícia da partida de Judy Heumann.

Uma ativista que alavancou o movimento mundial das pessoas com deficiência, com seus pensamentos e atitudes vanguardistas. A Judy ficou mundialmente conhecida pelo filme Crip Camp, onde ela, ainda muito jovem, se desponta como líder do movimento das pessoas com deficiência nos EUA. Judy era uma pessoa simples e cativante, que inspirava confiança e detinha enorme conhecimento sobre os temas da deficiência. Tive a honra de recebê-la na OAB-RJ, no ano de 2015, oportunidade em que esteve no Brasil (vale a pena ver o vídeo abaixo).

Neste dia almoçamos juntos e boa parte de nossa conversa versou sobre o início do movimento nos EUA (um privilégio), e sobre a amizade e parceria que desenvolveu ao longo dos anos com a Rosangela Berman (ativista Brasileira que iniciou o movimento de vida independente no Brasil na década de 80) Também falamos do Brasil e seus desafios… (quanta honra a oportunidade de estar ao lado da Judy).

Depois, mais à frente, participei de uma reunião on-line com Rosangela e Judy Heumann, duas mulheres fantásticas que tanto contribuíram para o fortalecimento do ativismo da causa no mundo…
lembranças que são uma forma simples de homenagear essa gigante da inclusão, que por sua grandeza e sabedoria, valorizava todos os ativistas, por mais simples que fossem, Judy estava sempre disposta a passar algum exemplo ou ensinamento. (sou exemplo disso).

Com essa perda, posso imaginar a dor pela qual está passando Rosangela Berman, para ela, com tantos significados….

Rogo a Deus que conforte o seu coração e colha o espírito da Judy em seu esplendor de glória e luz.

  • Geraldo Nogueira é diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ – www.geraldonogueira.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *