A Prefeitura Municipal de Itu, interior de SP, ordenou e cumpriu a desocupação do local que era utilizado pela Cria Brasil – Corredores Reunidos Inclusivos e Adaptados, no prédio da Secretaria de Esportes.
Dirigentes da entidade solicitaram um prazo de 30 (trinta) dias para desocupar o imóvel, mas não obtiveram resposta da administração do prefeito Guilherme Gazzola.
Anteriormente o município já havia tentado retirar a cessão da área para a instituição, porém por questões burocráticas o processo ficou suspenso até que foi desarquivado no dia 14 de fevereiro de 2023.
Para Armando Pastoriza, presidente da Cria Brasil, “estamos muito tristes, pois o fechamento de nossa sala simboliza um retrocesso na inclusão da pessoa com deficiência na cidade. Parece que eles querem distância de nós”.
Circula nas redes sociais um Abaixo Assinado em prol da entidade – https://chng.it/Szwr5CRk
Informações obtidas pelo Diário PcD mostram que a entidade já acionou outros veículos de comunicação regional e inclusive o Ministério Público, apontando a falta de acessibilidade na cidade de Itu, inclusive os fatos são apurados em Inquérito Civil, que tem “apuração quanto à falta de acessibilidade na obra de revitalização do centro de Itu, na Rua Floriano Peixoto”. Também foi através da Ronda da Acessibilidade, onde a instituição teve participação direta, que pessoas com deficiência apontaram problemas no centro da cidade.
Na Tribuna Livre da Câmara Municipal, o presidente da entidade falou aos vereadores sobre as dificuldades enfrentadas pela entidade, assim como para os paratletas da cidade.
“Estamos com o Abaixo Assinado que pretendemos chegar em breve a 1000 assinaturas, para mostrar nossa representatividade em Brasília, porque acreditamos que o assunto realmente é político e jurídico. Precisamos de apoio parlamentar, isso principalmente no Senado e com os deputados federais. Acreditamos que a coisa pode não avançar, até porque no município, nós já fizemos o que tinha que fazer. Infelizmente a estrutura de Secretarias estão nas mãos do Prefeito. Não vamos ter vida fácil aqui no município. Portanto precisamos mudar a sede da Cria Brasil. Se dá tudo certo vamos levar nosso trabalho para a cidade de Salto, que por sinal já estamos em tratativas. Enquanto isso a Cria Brasil continua aqui na cidade de Itu fazendo o que ela sabe fazer, a inclusão através do esporte. Nós temos atividades de rua, corridas e caminhadas. E isso não vai parar. Nós vamos continuar”, afirmou o presidente da entidade.
SILÊNCIO OFICIAL
A Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Itu foi procurada por duas vezes pelo Departamento de Jornalismo do Diário PcD.
As mensagens foram enviadas em 27 de fevereiro e 2 de março.
Ao Diário PcD o município não respondeu aos questionamentos:
1º) Podem repercutir a decisão do município em solicitar a desocupação do espaço ocupado pela ONG Cria Brasil, que ocupa o mesmo espaço desde 2011, de acordo com informações obtidas pelo Diário PcD.
2º) O município já havia obtido alguma decisão judicial anteriormente que credenciou a determinação da desocupação do imóvel em até 72h? Representantes do executivo já haviam comunicado a ONG antes do anúncio da desocupação dentro desse prazo?
3º) O pedido da ONG para que permaneça por mais 30 dias ocupando as dependências já foi avaliado pelo município?
4º) O espaço atualmente ocupado pela ONG será utilizado para qual outra atividade?
5º) A ONG continuará recebendo o apoio do município, podendo ocupar outro espaço físico?
6º) Quais são os benefícios que a ONG oferece às pessoas com deficiência de Itu e região?
7º) O município contou com o apoio do Ministério Público para tomar a decisão da desocupação da área? Quais foram os motivos para tomar essa decisão?
8º) Existe alguma decisão da Câmara Municipal que credencie essa decisão do município?
9º) Quantas pessoas com deficiência são atendidas pelo município de Itu, principalmente no esporte paralímpico?
CRIA BRASIL – Corredores Reunidos Inclusivos e Adaptados
A entidade foi criada na década de 80 e é uma Organização da Sociedade Civil, que tem o propósito de suprir a ausência do poder público.
Edmar Wilson de Souza é corredor de rua e um dos fundadores da CRIA BRASIL. Ele já conquistou medalhas nos jogos do Interior e Regionais e demais competições em nível nacional.
O objetivo da entidade é buscar a inclusão das pessoas com deficiência através do esporte e apontar impedimentos para o segmento no município.