O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, tem, entre as suas novidades para 2023, o desenvolvimento de programas de Voluntariado Empresarial, voltados para contribuir com as ações das empresas alinhadas às temáticas do “S” (social) e “G (governança) do ESG, além de fomentar os temas da inclusão das pessoas com deficiência, capacitismo e oportunidades para todos.
Segundo o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas. Ela visa incentivar, organizar, apoiar e reconhecer ações voluntárias de participação cidadã de seus profissionais e demais públicos de relacionamento, em prol da sociedade.
“O Voluntariado Empresarial é uma via de mão dupla, pois, por meio da promoção de ações desta natureza, beneficia-se tanto a sociedade, quanto o funcionário que realiza as atividades, contribuindo para um mundo melhor. Por isso, no IJC, o nosso foco é promover um trabalho de voluntariado colaborativo, inclusivo, prático e informativo, alinhado com a agenda ESG das empresas, algo que é cada vez mais importante para o mercado”, explica Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do Instituto Jô Clemente (IJC). Com anos de experiência bem-sucedida também na gestão de Voluntariado no terceiro setor, a executiva se tornou a responsável por essa área da Organização, além do Marketing e Comunicação que já estavam sob sua gestão.
“Nós elaboraremos programas de Voluntariado Empresarial customizados, para atender o objetivo de cada empresa. Aliaremos informação de qualidade com possibilidade também de vivências práticas e/ou cenários digitais, visando fomentar a temática da inclusão da pessoa com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e capacitismo. Com a adoção, por parte das empresas, de práticas que priorizem diversidade e inclusão consegue-se superar mais facilmente os desafios, gerar lucro, contribuir com uma sociedade mais justa e ainda um mundo melhor”, diz.
Em fevereiro, o IJC promoveu uma ação de Voluntariado com a empresa Colgate-Palmolive, na sede da Organização, em São Paulo. Com trocas de experiências e aprendizados entre os participantes, a equipe do IJC promoveu, por exemplo, oficinas para mostrar como é o trabalho realizado na sua área de Inclusão Profissional e Longevidade.
“As nossas ações de Voluntariado Empresarial vão além da atividade em si. Os participantes das empresas recebem também conteúdos sobre capacitismo, como lidar com as pessoas com deficiências, principalmente a deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de fazerem uma visita monitorada para conhecer de perto as instalações do IJC e o trabalho que fazemos em nossas diversas áreas de atuação”, finaliza Priscilla.
Para mais informações sobre os Programas de Voluntariado Empresarial do IJC, basta entrar em contato pelo e-mail voluntarios@ijc.org.br ou pelo telefone (11) 5080-7149.
Sobre o Instituto Jô Clemente
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 61 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo www.ijc.org.br.