O número de matrículas de alunos da educação especial na rede regular de ensino aumentou quase seis vezes de 1998 para 2021, segundo dados do Censo Escolar do governo federal, de 200 mil para 1,18 milhão de estudantes. No Ensino Médio, a inclusão foi cinco vezes maior entre 2010 e 2021, subindo de 28 mil alunos da educação especial para 173 mil. Para ampliar a visibilidade da importância da inclusão escolar, o Petit Kids Cultural Center patrocinou este mês encontro mensal de famílias para celebrar o mês da conscientização da síndrome de Down e destacar que no mês do Dia Internacional da Mulher é preciso lembrar das mulheres com deficiência. O evento aconteceu em São Paulo, promovido pela Iniciativa Kids, projeto que une famílias de crianças com e sem deficiência.
“É fundamental darmos visibilidade à questão da educação inclusiva. Foi uma honra apoiar o evento da Iniciativa Kids no mês de março, por ser um mês que tem duas datas marcantes, o dia internacional da mulher e o dia internacional da Síndrome de Down, trazendo assim a possibilidade de falarmos sobre esses assuntos. Nossa escola foi fundada por uma mãe empreendedora e temos em nossa filosofia o incentivo às mulheres, desde nossas contratações, até o fato de sermos rede de apoio para muitas. Incentivar o apoio à mulher e a inclusão escolar é fundamental para nós”, afirma a diretora pedagógica da Escola Petit Kids, Fernanda King.
Fernanda lembra que o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, traz a inclusão como uma das 20 metas a serem alcançadas em 10 anos e a Lei Brasileira de Inclusão assegura os direitos e as liberdades fundamentais da pessoa com deficiência. “Na Petit Kids temos diversidade no mais amplo sentido da palavra. Desde as famílias até os alunos. Somos uma comunidade escolar plural. Valorizamos o relacionamento humano baseado na confiança e no acolhimento para promover a inclusão”, afirma. A Petit Kids existe há 8 anos e tem cerca de 150 alunos, divididos entre berçário (0 a 2 anos) e educação infantil (2 a 6 anos).
Fernanda comenta que a filha da Carla Schultz, fundadora da Iniciativa Kids, é aluna da escola. “A Petit Kids trabalha com os valores de respeito às diferenças, solidariedade, responsabilidade, cooperação, justiça e amor ao próximo, além de independência e autonomia dos alunos”, afirma a diretora. A estimativa da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down é de que uma a cada 700 crianças nasce com trissomia 21, o que soma cerca 270 mil casos no país.
Na reunião mensal de março, que debateu neurodiversidade, capacitismo e inclusão escolar, a Iniciativa Kids anunciou Rafa Fonta como a mais nova embaixadora. O evento teve a participação de famílias com crianças com síndrome de Down, TEA (transtorno do espectro autista) e síndrome de Rubinstein, além das crianças sem deficiência que integram o projeto como aliadas. O encontro também contou com a presença de doadores, patrocinadores, parceiros e voluntários.
“Rafa Fonta é atleta profissional de nado artístico adaptado, tem 20 anos e trabalha numa grande rede de farmácias. Rafa é cheia de atitude e de alegria, uma mulher inspiradora com síndrome de Down. Sem dúvida, ao lado do já embaixador Claudio Arruda, inspirará muitas famílias e meninas com deficiência do nosso projeto”, comenta Carla Schultz.