Com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a neuromielite óptica (NMO), comumente confundida com esclerose múltipla pelos sintomas semelhantes, o movimento Março Verde, organizado pela CDD — Crônicos do Dia a Dia, apoia a divulgação de um infográfico para ajudar no reconhecimento e diferenciação entre essas doenças. Quando não detectada e tratada corretamente, a enfermidade pode causar cegueira permanente.
As duas são doenças inflamatórias, desmielinizantes e autoimunes, predominantemente recorrentes com sintomas agudos, com momentos de estabilidade depois dos surtos. Assim, é fundamental a conscientização da sociedade e da classe médica e de outros profissionais da saúde para que estejam capacitados a diferenciar essas enfermidades e fazer os encaminhamentos adequados para um tratamento com eficácia durável e seguro.
A iniciativa acontece no mês que marca o Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica, 27 de março. O tratamento correto minimiza os efeitos da NMO. Por isso, é fundamental que todos tenham acesso a informações que valorizem o diagnóstico precoce e o acesso ao cuidado de qualidade.
A divulgação do infográfico tem o apoio da Horizon Therapeutics, empresa de biotecnologia focada no tratamento de doenças inflamatórias raras, autoimunes e graves.