fbpx
  • sex. set 20th, 2024

Em SP, Oficinas Culturais apresentam exposições, sessão de cinema e peça teatral

Em SP, Oficinas Culturais apresentam exposições, sessão de cinema e peça teatral

As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, apresentam atividades com foco no empreendedorismo e geração de renda, exposição feita com jovens e adultos com deficiência, práticas com danças, experiências audiovisuais com trilha sonora musical ao vivo e um encontro sobre as potências e desafios de artistas pretos e periféricos. A agenda é totalmente gratuita, com alguns eventos exigindo inscrição, e está distribuída pelas unidades: Oficina Cultural Maestro Juan SerranoOficina Cultural Alfredo Volpi Oficina Cultural Oswald de Andrade. Veja os destaques abaixo.

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

A exposição Círculo de Cores apresenta o resultado das oficinas que ocorreram na Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM), um núcleo de apoio à inclusão social para pessoas com deficiência em parceria com o Instituto Olga Kos. De forma coletiva foram criadas dez obras em telas, usando técnicas de grafismo, pintura gestual, monotipias, texturas e assemblagem, e juntamente com elas objetos que somam à narrativa sobre os encontros vividos ao longo das atividades. Visando fomentar o intercâmbio entre os espaços culturais, a exposição poderá ser visitada na Oficina Cultural Alfredo Volpi até o dia 6 de maio, às terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h30, sexta-feira e sábado, das 10h às 18h.

A exposição propôs aos seus participantes reflexões sobre ancestralidade, diversidade e identidade, tanto a nível individual quanto coletivo. A partir de cada pessoa, investigou-se as próprias cores, cores do gosto e cores imaginadas.

Com formato imersivo e acolhendo diferentes práticas corporais, a atividade Eco(ar) – Estados de Derramamento, realizado pelo Coletivo Membrana, irá abordar como encontrar no movimento uma forma de refúgio, descoberta de si e partilha. Serão dois dias de vivência, 5 e 12 de abril, quarta-feira, das 14h às 18h. Os alunos poderão trabalhar a sensibilização do corpo e a criatividade por meio da escrita, palavra, voz, som e imagem. Inscrições poderão ser realizadas até o dia 3 de abril aqui.

A Oficina Cultural Alfredo Volpi mantém boa parte da programação ativa e aberta às manifestações artísticas das pessoas periféricas e negras. Neste sentido, recebe o encontro Tecendo Pretas coletividades nas artes e território no dia 11 de abril, terça-feira, das 19h às 21h. O evento, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, busca traçar novos caminhos e ressignificar o sistema em torno das artes visuais, debater as potências e os desafios dos coletivos de arte preta e periférica.

Com a presença do coletivo Pretas InCorporações – fundado em 2017 na cidade de Campinas por Andrea Mendes, artista visual, curadora e educadora, reunindo artistas negras da região sudeste e nordeste para promover a arte contemporânea feminina, preta e periférica – a atividade será aplicada em duas partes. Primeiro um diálogo sobre território com conceitos teóricos, e depois a ação “Fios que Desafiam no Mundo”, uma coletiva de construção de obra de arte, construída em técnica mista (costura, desenho e pintura). O evento não exige inscrição.

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

Voltado aos moradores das periferias de São Paulo próximos à unidade localizada em Taipas, zona noroeste da cidade, a oficina de Joalheria Criativa: Construção de Anéis irá explorar a criatividade dos participantes na construção artesanal de anéis com foco no empreendedorismo e geração de renda. Com o auxílio de ferramentas domésticas e fazendo uso de materiais como latão, aviamentos, massa cerâmica, peças em madeira e pedras diversas, os alunos poderão produzir esses produtos e levar para casa sem custos. A coordenação da atividade será feita pela designer e especialista em joalheria Milena Rodrigues. As inscrições estarão abertas até o dia 5 de abril, com aulas nos dias 10 a 24 de abril, segunda-feira, das 14h30 às 16h30. Inscrições por meio deste link.

Reage, bota e faça um cropped. Neste clima, o curso Cropped em crochê – Tecelagem manual, coordenado pela artesã Nucí Miranda, convida participantes que já tenham um conhecimento básico em tecelagem. Durante o encontro serão produzidas blusas cropped a partir de fios de lã e agulha. Com o conhecimento adquirido será possível criar diversas peças utilizando a mesma técnica de maneira manual e autoral. As aulas têm início no dia 13 de abril e finalizam em 27 de abril, quinta-feira, das 14h30 às 16h30. Para participar é necessário realizar inscrição até o dia 11 de abril neste link.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

No mês de abril a Oficina Cultural Oswald de Andrade apresenta o espetáculo: A Festa de Ridley, idealizado pela A Última Cia. A história se passa em um futuro distópico na cidade de São Paulo, onde um jovem traficante de borboletas alucinógenas e seu irmão correm contra o tempo para organizar uma festa em um apartamento abandonado, mas o intuito dessa festa se revela ser um festival de violência e sangue. A obra fica em cartaz entre os dias 5 e 8 de abril, quarta, quinta e sexta-feira às 20h, e sábado às 18h. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

Apresentando uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema, o compositor e pianista Tony Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. O Cinepiano, com o filme “O Circo”, de Charles Chaplin, ocorre no dia 24 de abril, segunda-feira, às 20h.

SERVIÇO:  

Programação gratuita

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

JOALHERIA CRIATIVA: CONSTRUÇÃO DE ANÉIS

Coordenação: Milena Rodrigues

10/04 a 24/04 – segundas-feiras – 14h30 às 16h30

Faixa etária: 16 anos

Inscrições: até 5/04 – clique aqui

Vagas: 12

CROPPED EM CROCHÊ – TECELAGEM MANUAL

Coordenação: Nucí Miranda

13/04 a 27/04 – quintas-feiras – 14h30 às 16h30

Faixa etária: 18 anos

Inscrições: até 11/04 – clique aqui

Vagas: 12

————-

Rua Joaquim Pimentel, 200 — Cohab Taipas — São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)

Telefone: (11) 3994-3362 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.

No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

EXPOSIÇÃO: CÍRCULO DE CORES

Coordenação: Instituto Olga Kos

18/03 a 06/05 – terça, quarta e quinta-feira – 10h às 21h30; sexta-feira e sábado – 10h às 18h

Faixa etária: livre

OFICINA DE DANÇA: ECO(AR) – ESTADOS DE DERRAMAMENTO

Coordenação: Coletivo Membrana

05 e 12/04 – quarta-feira – 14h às 18h

Faixa etária: livre

Inscrições: até 3/04 – clique aqui

Vagas: 12

TECENDO PRETAS COLETIVIDADES NAS ARTES E TERRITÓRIO

Com o Instituto Tomie Ohtake e coletivo Pretas InCorporações

11/04, terça-feira, das 19h às 21h

Faixa etária: 18 anos

Não requer inscrição

————-

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|

Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.

Acessibilidade: Elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A FESTA DE RIDLEY

Coordenação: A Última Cia

5 a 8/04 — quarta a sexta-feira às 20h, e sábado às 18h

Faixa etária: 18 anos

30 lugares — ingressos distribuídos com uma hora de antecedência

Cinema | Música:

CINEPIANO: “O CIRCO” DE CHARLIE CHAPLIN

Coordenação: Tony Berchmans

24/4 — segunda-feira – 20h

Faixa etária: livre

100 lugares — ingressos distribuídos com uma hora de antecedência

—————

Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro — São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *