fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Pesquisa mostra que empresas evitam contratação de ‘autistas’ em Osasco/SP

Pesquisa mostra que empresas evitam contratação de 'autistas' em Osasco/SP

Mesmo que haja legislações – como a Lei de Cotas e Lei Brasileira de Inclusão, estatísticas apontam que empresas criam discriminações nas contratações de pessoas com deficiência.

Isso foi constatado em recente na 17ª Pesquisa sobre Trabalhadores com Deficiência no setor Metalúrgico de Osasco e Região, elaborada com apoio do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTE/SP.

O dirigente Carlos Clemente, coordenador do Espaço Cidadania, “em relação as pessoas com TEA, chama atenção que nenhuma empresa indicou ter contratado pessoas autista nesta pesquisa e nos anos anteriores. 70,2% das vagas são ocupadas por trabalhadores com deficiências física e auditiva, enquanto os que tem deficiências intelectual psicossocial e múltiplas representam 5,5%, sinalizando que há  preferências e exclusões nas contratações de acordo como tipo de deficiência. Nesta pesquisa, não  houve registros de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista“.

Ainda de acordo com Clemente, “desde a primeira pesquisa em 2006 os sucessivos estudos revelam a concentração de contratação de pessoas com deficiências física auditiva representando cerca de 76,6% do total de vagas ocupadas no período, enquanto a somatória de pessoas com deficiências intelectual, psicossocial  múltipla corresponde a cerca de 6,2%A classificação ‘REABILITADO’ representa cerca de 10,3% das vagas, sendo a terceira intensidade de ocupação das cotas previstas em lei, indicando que os acidentes e as doenças relacionados ao trabalho são fortes geradores de deficiências entre os trabalhadores metalúrgicos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *