Assim como Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência havia divulgado em entrevista ao Diário PcD, o Governo Federal anunciou hoje a possibilidade de uma outra linha de crédito para TA – Tecnologias Assistivas, destinadas às pessoas com deficiência.
O Banco do Brasil já mantém o BB Acessibilidade, nessa manhã a presidente da Caixa Federal, Rita Serrano, em reunião no CONADE – Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, anunciou que a instituição deve disponibilizar valores entre R$ 5 e R$ 30 mil, com o prazo de pagamento de até 60 meses, para a aquisição de alguns bens e serviços – desde que haja comprovação do equipamento que será adquirido com o recurso.
De acordo com a instituição, a linha será subsidiada pelo Governo Federal, e deve operar com taxas de 6% ao ano para clientes com rende de até 5 salários mínimos. Para quem tem renda entre 5 e 10 salários mínimos terá a taxa de 7,5%. A contratação deverá ser feita nas agências da Caixa, com a apresentação de toda a documentação. Em sendo aprovada a linha de crédito, o cliente receberá uma carta, que possibilita a aquisição e solicitação do novo equipamento ou serviço de TA – Tecnologia Assistiva.
Ainda não foram disponibilizadas informações se para solicitar a linha de crédito a pessoa com deficiência precisa ser cliente da instituição e ter um certo prazo de movimentação bancária.
Um dos grande problemas enfrentados na busca da linha de crédito que já existe no Banco do Brasil é a desinformação dos servidores, que chegam a admitir que a operação não suspensa, dentre outros critérios exigidos para dificultar o acesso aos valores.